Que nossas fórmulas nascem de conversas e trocas com a nossa comunidade, você já sabe. Mas quem faz todas essas ideias e sonhos virarem realidade? Bom, um time gigante faz isso acontecer, mas hoje é dia de falar de quem cria e dá vida a esses produtos no laboratório.

Com tudo começa?
Depois de colabs, pesquisas e ideias de novas fórmulas surgirem, o incrível time de Marketing de Produto se junta ao time de Pesquisa e Desenvolvimento para apresentar ideias e objetivos iniciais dessa fórmula. Quem conta mais é a coordenadora de P&D, Renata Ribon de Melo:
"Temos algumas frentes de desenvolvimento e uma delas é um briefing vindo da nossa equipe de marketing de produto, que explora o mercado tendo em mente pedidos da nossa comunidade."
+ Pesquisa clínica: conheça nossa área segurança e eficácia
Por exemplo, o pedido é um hidratante facial em bastão, que minimize rugas. Antes de começar o desenvolvimento em laboratório próprio, há também pesquisas na literatura para encontrar os melhores ativos, que trazem os parâmetros necessários.
Como nesse caso do exemplo, ativos que atuem em rugas e linhas e tragam esse parâmetro de hidratação. Também trabalhamos lado a lado com fornecedores globais que nos ajudam a encontrar o que há de mais acertado para a formulação que estamos desenvolvendo.
A formulação
Todo o desenvolvimento é repleto de tecnologia, pesquisa e muita ciência. "Pensamos sempre na sinergia de ingredientes. E, para pensar nisso, fazemos pesquisas na literatura e revisamos o que já foi estudado, além de rever as aplicações com nossos fornecedores. Só aí começamos a nossa 'receita'. Aqui é importante ressaltar que acreditamos muito em sinergia e fórmulas cientificamente bem pensadas. Não acreditamos puramente em alta concentração por si só. Usamos altas concentrações quando elas fazem sentido dentro dos resultados que buscamos", afirma Renata.
No nosso laboratório próprio, nossas pesquisadoras desenvolvem versões e lidam com os desafios de cada fórmula. "Fazemos experimentos de acordo com que sabemos, criamos novas combinações e isso pode gerar produtos únicos, que geram patentes. Por exemplo, hipoteticamente conseguimos solubilizar um ativo com uma cera, algo que não seja óbvio. Conversamos com um escritório especializado em patentes e seguimos os passos para conseguirmos a patente, como já aconteceu com o Óleo Antiacne ou Tônico Renovador, por exemplo", exemplifica.
+ Quer saber mais sobre nossas patentes? Clique aqui
Com a fórmula finalizada, há aprovações dentro da Sallve e também são iniciados alguns estudos primários, como de estabilidade – todos realizados em institutos de pesquisa independentes renomados e de referência no mercado.
"É ali que vemos se o sistema conservante que usamos está dando conta de não deixar crescerem bactérias naquela formulação, por exemplo. Temos parâmetros estabelecidos pela ANVISA a seguir", conta a coordenadora.
Também são realizados estudos prévios de segurança, como já te contamos aqui, para que essa fórmula siga para novas colabs e pesquisas sensoriais com consumidores. Nessas conversas, se a comunidade apontar algum ponto sobre a fórmula, ajustes são realizados na formulação e, em seguida, passa por uma nova aprovação.

As embalagens
Em paralelo ao desenvolvimento do produto, há também o desenvolvimento de embalagens. O produto, inclusive, já nasce com a embalagem idealizada, porque isso impacta diretamente na formulação.
+ Tudo nasce de uma conversa: conheça nossas colabs
Por exemplo, queremos um produto para olhos que venha em um aplicador com bico oftálmico. Para que isso aconteça, a viscosidade da fórmula e alguns outros parâmetros precisam ser seguidos para que ela funcione bem na embalagem.
Por isso, há um estudo prévio de embalagens em paralelo ao desenvolvimento da fórmula que queremos lançar.
A fase final
Depois de aprovado com a comunidade em pesquisas sensoriais, há uma longa fase de documentação. São documentos de registro, para compra de matérias-primas e também para seguir a produção em terceiros.
Sempre com acompanhamento e olhar atento do nosso time de pesquisa e desenvolvimento, a fórmula segue para produção em escala em parceiros renomados, como a Fareva, referência em qualidade e líder na área de cosméticos.
Como você pode ver, o trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento vai muito além de construir formulações incríveis no laboratório da Sallve. O tima ainda é responsável por treinamentos e construção de material para área de visitação médica, montagem de material científica para congressos, entre muitos outros pontos.
Ou seja, para a fórmula que você conhece existir são necessários muitos passos e muita ciência, tecnologia e pesquisa.