Tudo na sallve nasce de uma conversa. E para quem já acompanha a gente por aqui há algum tempo, já leu ou ouviu essa afirmação algumas vezes. Afinal, as conversas e trocas são muito do que a sallve é e faz. Mas você sabe exatamente o que acontece nessas conversas na prática?
Quando dizemos que a sallve é feita de milhares de pessoas, a gente não está falando de quem trabalha por aqui apenas, mas também da imensa comunidade que construímos ao longo dos anos e que participa ativamente de colabs desde antes do primeiro produto existir.

O que são as colabs?
Colabs são conversas (presenciais, online ou até por meio de formulários), que nos ajudam a criar produtos e entender melhor tudo, desde comunicação até como nossa entrega pode melhorar.
E elas acontecem muito por aqui! Desde o lançamento da Sallve já foram centenas de conversas com a comunidade e, só no último ano, aconteceram mais de setenta delas.
"Colabs fazem parte do DNA da Sallve e da construção da história da marca. Essas trocas com a comunidade e a cocriação fazem com que nenhum produto saia sem ter realmente muitas mãos envolvidas. Fazemos rodas de conversa com consumidores, influenciadores, especialistas da área de beleza, além dos próprios funcionários. Sem as colabs, a Sallve não existiria", explica Dayane Tamashiro, nossa Coordenadora de Consumer Insights.
Beatriz Rodrigues, analista de Consumer Insights, concorda e reforça: "as colabs são parte essencial da Sallve. Elas tornam a cocriação uma prática real no nosso dia a dia. Muitas histórias vão além do skincare — tem afeto, lembranças e experiências muito verdadeiras envolvidas. É especial acompanhar e é isso que diferencia a Sallve: produtos e experiências pensados com quem usa."

O que as colabs constroem?
Quando pensamos no que tanta conversa pode construir, imediatamente a mente vai para novos produtos. E claro que isso é uma parte do caminho, mas a verdade é que há muito mais que isso.
"As colabs são uma forma de transformar escuta em ação: quando colocamos no centro do processo quem realmente importa, que é nossa comunidade. O benefício disso é, além da cocriação em si, construir relações de confiança e pertencimento com quem está com a gente", afirma Denise Cirlinas, Gerente de Comunidade da Sallve.
Esses encontros vão muito além do desenvolvimento do produto em si. "O maior benefício está em entregar algo que realmente faz sentido para vida das pessoas, a partir das experiências, desejos e dores reais. É bonito ver o quanto as pessoas se sentem representadas quando são ouvidas", relata ainda Beatriz.
Quando queremos construir uma nova fórmula levamos em consideração os pedidos e sonhos dessa comunidade que é tão forte há anos: chamamos as pessoas para idealizar, ouvimos e também queremos saber se eles aprovam ou não esse novo produto.
E aqui vale um adendo: dentro do universo das colabs, fazemos pesquisas sensoriais, onde nossa comunidade testa cosméticos e compartilha suas impressões sobre textura, cheiro, sensação na pele e muito mais. E você pode saber mais sobre esse processo aqui.

"Vamos além da formulação: discutimos juntos diferentes aspectos do lançamento. Essa cocriação pode inspirar até campanhas. Tudo é, de fato, construído em conjunto e muitas vezes com o rosto de consumidores e afiliados também nas campanhas", finaliza Dayane.
Lembra que dissemos que colabs vão além de criar novas fórmulas? As pessoas também são ouvidas quando o assunto é frete, rotina ou até cultura de cuidados com a pele em diferentes regiões do Brasil, como fizemos na Turnê Sallve, que já teve duas edições e passou por todos os estados em papos online.
"Ser ouvido muda tudo. Quando a comunidade percebe que o que ela fala realmente tem impacto, independente do assunto, resulta em um sentimento muito incrível de orgulho e pertencimento, além da confiança pela marca", conclui Denise Cirlinas.
Um exemplo prático é a chegada da sallve nas farmácias. Após conversas com a comunidade, sobre hábitos de consumo e onde eles gostariam de ver a sallve no mundo físico, as farmácias apareceram como ponto principal e foi exatamente pra lá que nós fomos primeiro.
O sentimento de pertencimento e reconhecimento é realidade. "Quando alguém que participou de uma das nossas colabs percebe que o que ela compartilhou virou ação, fórmula ou solução, isso muda tudo. É sobre se ver no resultado", opina Beatriz.
E como participar?
Todo mundo pode participar das colabs, ajudando na criação de um novo produto ou colaborar com opiniões aqui dentro da sallve.
É só se inscrever aqui no nosso site, que quando fizer sentido entraremos em contato com você por email ou via WhatsApp para combinar a sua participação.
"Depois das inscrições, fazemos uma seleção cuidadosa, de acordo com o tema da colab. Analisamos o perfil das pessoas, histórico com a marca, respostas em formulários e, quando relevante, as redes sociais. A ideia é garantir que a colab seja relevante para os dois lados", completa Beatriz Rodrigues.
Ah, e se você ficar na dúvida se é a gente mesmo no WhatsApp, mande uma mensagem nos nossos canais oficiais e confirme, tá bom?
Ainda é importante contar que, além das inscrições, estamos sempre de olho em tudo o que vocês falam da gente por aí, podemos levar em consideração comentários de pessoas nas nossas redes sociais, avaliações de produtos no nosso site, compras já feitas. Estamos sempre ouvindo vocês!
Esperamos vocês para continuar cocriando e ampliando conversas por aí. Vem!