Protetor Solar Bastão Com Cor: por dentro da fórmula

Com niacinamida e ácido tranexâmico, ele protege e uniformiza a pele

Desde que lançamos o nosso Protetor Solar Bastão, a comunidade pedia uma versão com cor, que facilitasse ainda mais a rotina corrida do dia a dia. E veio aí: o Protetor Solar Bastão Com Cor chegou para reforçar a linha de proteção solar da Sallve, com altíssima proteção UVA/UVB, resistência à água e ao suor e cobertura média.

Seu formato prático em bastão oferece uma aplicação fácil, confortável e rápida, garantindo uma pele uniforme, sem brilho excessivo. São 8 tons, que permitem a construção de camadas para que você chegue na cobertura ideal para você.

+ Manchas na pele: o que são, quais os tipos, causas e tratamentos

Ele ainda conta com uma ação antimanchas, que ajuda na uniformização da pele a longo prazo. Tudo isso, graças a uma fórmula incrível, que une filtros solares, pigmentos e ativos uniformizadores consagrados. Todos prontos para saber mais?

Filtros químicos

O Protetor Solar Bastão Com Cor da Sallve é um protetor químico, assim como todos os membros da nossa linha de proteção solar.

Os filtros químicos, também conhecidos como orgânicos, são partículas químicas que conseguem absorver a radiação solar e transformá-la em radiações de menor energia, que não vão prejudicar nosso corpo ou saúde.

+ Melasma: o que é, quais são as causas e os tratamentos

"O filtro químico absorve essa energia da radiação ultravioleta e a transforma em uma energia menos potente, evitando a quebra de moléculas de colágeno e produção de radicais livres na pele", já nos explicou no blog, Renata Ribon, da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Com isso, nosso novo protetor com cor tem altíssima proteção FPS 90, ou seja, protege sua pele 90 vezes mais do que se você não estivesse usando proteção solar. Já o PPD é 32 ou PA++++ (muito alta proteção). Lembrando que o FPS se refere à proteção dos raios UVB, enquanto o PPD ou PA se referem à proteção UVA.

Mas e a cor?

Além dos filtros químicos, o Protetor Solar Bastão Com Cor tem pigmentos, que são responsáveis por dar cor à fórmula. E, exatamente por isso, talvez você esteja pensando: mas se ele tem pigmento, não faz uma barreira física na pele e protege ainda mais da radiação solar? Ele não é físico, então?

Sim e não! Temos que ressaltar alguns pontos aqui: por ter pigmentos na sua fórmula, o que garante uma cobertura média, o Protetor Solar Com Cor de fato ajuda a proteger mais a pele, conferindo inclusive proteção contra a luz azul e visível, por exemplo.

+ Ácido tranexâmico, o ingrediente amigo de quem tem melasma

A Dra. Lilian Brasileiro, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, já ressaltou isso por aqui: O protetor com cor oferece uma proteção maior do que o protetor sem cor, especialmente quando falamos de proteção contra a luz visível. O protetor com cor possui pigmentos que formam essa barreira física. Isso não apenas beneficia quem tem melasma, mas também outras condições agravadas pela luz visível, como rosácea. Em contrapartida, no que diz respeito à proteção UV, ambos podem ser equivalentes, desde que possuam as mesmas especificações de FPS e PPD.”

Dito isso, nosso Protetor Solar Com Cor continua sendo um protetor solar químico, como explica nossa Kathleen Sales, pesquisadora da sallve: “ele é considerado apenas químico. Em alguns casos, protetores com cor podem usar o dióxido de titânio com a função de filtro solar, mas, no nosso caso, usamos apenas com a função de dar cor ao produto.”

Niacinamida + ácido tranexâmico

Além de tudo o que faz dele um protetor solar, a fórmula conta com ativos uniformizadores, que potencializam a ação antimanchas, que todo protetor solar já tem. Afinal, a radiação solar é um dos principais estímulos causadores de manchas.

O primeiro deles é a niacinamida, uma vitamina com benefícios multifuncionais, entre eles o de regular a liberação da melanina, reduzindo assim hiperpigmentações já existentes, uniformizando o tom da pele.

+ 10 mitos e verdades sobre manchas de sol na pele

E também o ácido tranexâmico, que costuma ser muito amigo de quem tem melasma. Nos dermocosméticos, é um ingrediente tópico usado para atenuar a aparência de vários tipos de pigmentação excessiva da pele, como melasma, marcas de acne e manchas solares.

Sua ação despigmentante funciona de forma diferente de outros ácidos, que costumam promover uma esfoliação química, estimulando a renovação celular. Nesse caso, o ácido tranexâmico age interagindo com uma enzima da nossa pele e, por isso, ninguém precisa se preocupar com sensibilização. Ele não é esse tipo de ácido.

+ Por que o tratamento para manchas não funciona sem proteção solar?

O ácido tranexâmico bloqueia a conversão do plasminogênio (presente nas células basais epidérmicas) em plasmina, inibindo o ativador plasminogênio.

E por que isso é legal? As células da superfície da pele desenvolvem um excesso de plasmina em resposta à exposição à radiação UV, um machucado ou até a inflamação causado pela acne. O excesso de plasmina estimula uma maior produção de melanina nas camadas inferiores da pele. Eventualmente, esse excesso de melanina vai se manifestar como uma hiperpigmentação na superfície, as famosas manchas.

+ Protetor Solar em Bastão: quais as vantagens e como usar

E é por isso que o ácido tranexâmico dá resultados, comprovados cientificamente, como ingrediente despigmentante.

Assim, o Protetor Solar Bastão Com Cor promove uma pele mais uniforme de maneira instantânea, por conta da média cobertura, mas também atua como potencializador do tratamento de manchas, ajudando a uniformizar o tom da pele a longo prazo.

Carnosina + Quercertina

Completando essa fórmula, ainda temos a carnosina e a quercertina, que reforçam a fórmula com sua ação antiglicante e antioxidante, respectivamente.

+ Qual a quantidade certa de protetor solar?

A carnosina preserva o colágeno da pele, protege contra os danos da luz azul, infravermelho e poluição, já a quercertina possui alta atividade antioxidante e oferece proteção frente aos radicais livres gerados pela radiação UV, contribuindo para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Uma fórmula mais que completa. E aí, que tal incluir na rua rotina de cuidados com a pele?

Voltar para o blog