O Protetor Solar Bastão Com Cor chegou como uma das fórmulas mais poderosas da linha de proteção da Sallve. Com formato em bastão, filtros químicos, pigmentos e ativos uniformizadores, ele garante uma altíssima proteção UVA/UVB, alta resistência à água e ainda uma poderosa ação antimanchas solares, ajudando a manter a pele mais uniforme imediatamente e a longo prazo.
Por aqui, vamos te explicar melhor todo o seu espectro proteção, que também protege contra a luz visível, azul e UVA longo. Ou seja, poderoso de verdade!
Protetor solar químico
Primeiro, temos que te contar que o Protetor Solar Bastão Com Cor é químico, ou seja, tem filtros químicos em sua formulação, que conseguem absorver a radiação solar e transformá-la.
+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia
"O filtro químico absorve essa energia da radiação ultravioleta e a transforma em uma energia menos potente, evitando a quebra de moléculas de colágeno e produção de radicais livres na pele", já nos explicou Renata Ribon, da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
Aqui ainda temos que ressaltar um ponto: além dos filtros químicos, o Protetor Solar Bastão Com Cor tem pigmentos, que são responsáveis justamente por dar cor à fórmula. Mas ter cor não faz com que ele forme também uma barreira física, protegendo ainda mais a pele?
+ Melasma: o que é, quais são as causas e os tratamentos
Vamos por partes! Por ter pigmentos na sua fórmula, garantindo uma cobertura média na pele, de fato o Protetor Solar Com Cor ajuda a proteger mais a pele, conferindo inclusive proteção contra a luz azul e visível, por exemplo. Mas ainda assim ele é considerado um protetor químico.
“É considerado apenas químico. Em alguns casos, protetores com cor podem usar o dióxido de titânio com a função de filtro solar, no nosso caso, usamos apenas com a função de dar cor ao produto”, explica.
+UVA, UVB, FPS, PPD, PA: o que são as siglas do Protetor Solar?
Essa junção de filtros químicos e pigmentos faz com que nosso protetor tenha uma altíssima proteção contra a radiação UVA/UVB, inclusive contra UVA longo, como vamos te explicar em breve.
Altíssima proteção UVA/UVB
O Protetor Bastão Com Cor tem FPS 90. Podemos dizer, então, que ele protege sua pele 90 vezes mais do que se você não estivesse usando proteção solar.
E, para quem não lembra, o Fator de Proteção Solar (FPS) se refere à proteção dos raios UVB. Essa radiação é a que está presente nos raios solares em maior intensidade entre às 10h e 16h, quando o sol está incidindo mais diretamente na Terra. É o responsável por “queimar” a nossa pele, tem um poder maior de reagir com o nosso DNA, e também está ligada ao câncer de pele.
+ 10 mitos e verdades sobre manchas de sol na pele
Já a radiação UVA, por sua vez, está presente nos raios solares o dia inteiro, ultrapassa vidros de janelas, e consegue estar presente mesmo com o clima nublado, por exemplo. A radiação UVA penetra mais na pele, e é a radiação ligada ao envelhecimento precoce da pele, câncer de pele e melasma, por exemplo.
Você pode ver o grau de proteção UVA pela sigla PPD ou PA nas embalagens de protetor solar. No Caso do Bastão Com Cor, o PPD é 32 ou PA++++ (muito alta proteção). Lembrando que: a Anvisa exige que o número do PPD seja 1/3 do valor do FPS (Fator de Proteção Solar).
Proteção contra UVA longo: por que isso é importante?
Como já adiantamos, nossa fórmula também protege contra o UVA longo, o que é muito importante para sua ação antimanchas solares.
+ Por que o tratamento para manchas não funciona sem proteção solar?
Dentro do grupo da radiação ultravioleta A, está o UVA longo (comprimento de onda acima de 380 nanômetros), que tem capacidade de chegar nas camadas mais profundas da pele, causando danos, como destruir fibras de colágeno e acelerar o envelhecimento, mas também estimular os melanócitos (células que produzem melanina) e gerar manchas escuras e persistentes.
“De toda a radiação ultravioleta, o UVA longo compõe a maior parte. Com isso, protetores solares que protegem contra o UVA longo são bem importantes. Principalmente, aqui no Brasil e regiões tropicais no geral, por conta do eixo de inclinação do planeta em relação ao sol. Recebemos uma quantidade de energia do sol bem maior”, explica Ana Paula Fonseca, do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
Proteção contra a luz visível e azul
Além de proteger contra o UVA longo, nosso Bastão Com Cor também protege contra a luz visível e também a luz azul. Mas vamos tentar entender o que são essas duas coisas?
A luz visível é basicamente a parte da luz que o olho humano vê, ou seja, está presente no sol, nas lâmpadas ou nas telas dos celulares, por exemplo. Ela tem um espectro de radiação entre 400nm e 750nm de comprimento de onda. Já a luz azul é um espectro dentro da luz visível e está localizada perto dos 450nm, também presente em celulares e telas.
+ Manchas na pele: o que são, quais os tipos, causas e tratamentos
Essa dupla ganhou fama nos últimos anos por conta de alguns estudos que mostravam que radiações do espectro da luz visível possuíam efeitos nocivos sobre a saúde da pele, penetrando na pele e gerando envelhecimento, manchas, entre outros.
É importante ressaltar aqui que esses efeitos não são necessariamente tão nocivos como da radiação UV, mas podem, sim, provocar danos, como é o caso da luz azul. E vale ainda mais uma ressalva: de acordo com pesquisas, a luz azul emitida por telas é praticamente indetectável quando comparada à luz azul natural, emitida pelo sol.
+ Luz Azul x luz visível: o que é e como se proteger
Dito isso, em teste de eficácia de fator de proteção solar do nosso Protetor Solar Bastão Com Cor, ficou comprovado a muito alta proteção contra a luz visível e também de 80% contra luz azul.
Essa proteção se dá, principalmente por conta da concentração de pigmentos, que tornam esse protetor de média cobertura, que “impedem” que a luz visível penetre na pele.
Muito resistente à água e ao suor
Para fechar esse papo, ainda temos que falar da muito alta resistência à água e ao suor dessa fórmula, o que significa que mesmo após 80 minutos de imersão em água, mantém a proteção solar.
E essa super resistência à água e ao suor tem muito a ver com o fato dele ser um protetor em bastão, que é anidro, ou seja, não tem ou tem pouquíssima água na composição. Lembrando que: tudo que é aquoso, a água 'leva embora' com ela. Substâncias oleosas, por exemplo, não se misturam com água. Por ter formadores de filme na composição, resiste bastante à água e ao suor.
+ 9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar
Portanto, nada de ir correr ou andar por aí e ficar com medo do protetor sair com o suor ou escorrer com a chuva.
Apesar disso, é importante lembrar: mesmo que um protetor solar seja resistente à água e ao suor, o indicado é sempre reaplicar após 2h, aquele banho de mar ou de sudorese intensa, combinado?
A água não remove completamente o protetor, mas pode sim remover um pouco. Portanto, reaplicar após esses momentos é sempre regra (até para os protetores que atestam ser resistentes à água).
E aí, que tal incluir o Protetor Solar Bastão Com Cor na sua rotina de cuidados?