Super Niacinamida 20% reduz tamanho e quantidade de marcas na pele

Super Niacinamida 20% reduz tamanho e quantidade de marcas na pele

Uma fórmula com alta concentração de ativos para resultados poderosos

A niacinamida é um ativo que a gente ama e a comunidade da sallve também. Dentro da nossa nova linha de Super Ativos, é claro que não podia faltar a presença dela em uma altíssima concentração, como tanta gente pediu. A Super Niacinamida vem com 20% do ativo combinado a ingredientes tecnológicos e 100% focados em reduzir marcas e hiperpigmentações na pele.

O que é a Super Niacinamida 20%?

A Super Niacinamida 20% é um sérum concentrado, que além da protagonista da qual já falamos, conta com o inovador peptídeo uniformizador e mais três ácidos, o trânexamico, conhecido por sua atuação em manchas, e os alfa-hidroxiácidos ácido mandélico e ácido kójico.

+ Afinal, como as manchas se formam?

Toda essa fórmula foi idealizada para deixar a pele muito mais uniforme, reduzindo a intensidade e o tamanho das marcas e hiperpigmentações, além de também atuarem na prevenção. Tudo isso sem prejudicar a barreira cutânea no processo.

Como reduz marcas e hiperpigmentações?

Para entender como conseguimos resultados incríveis e tão rápidos nessa fórmula, é preciso mergulhar um pouco nos ativos e relembrar um pouco de como acontece a formação da melanina e porque nossa pele apresenta manchas.

O processo de produção da melanina se chama melanogênese e tudo começa nos melanócitos, células que produzem o pigmento. Nessas células, a produção da melanina é feita pelo aparelho de Golgi, que conta com a enzima tirosinase, responsável por oxidar o aminoácido essencial tirosina. Esse aminoácido, no processo, se transforma na melanina.

+ Manchas: para cada caso existe um tratamento específico

Todo esse pigmento produzido pelos melanócitos se acumula em pequenas vesículas, os melanossomas, e é transportado até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos.

Durante a vida, não temos queda ou aumento na produção de melanina, mas alguns distúrbios de pigmentação podem causar um desequilíbrio. Um exemplo? A hiperpigmentação, um aumento na produção de melanina, que acaba gerando uma mancha, como após uma queimadura, acne, uma batida ou um arranhão.

A niacinamida

Para conseguir uma ação efetiva na redução do tamanho e também da quantidade de marcas superficiais da pele, reunimos um time de peso, que atua diretamente no processo de produção da melanina.

+ O que acontece ao interromper o tratamento de manchas?

Começando, é claro, pela niacinamida, que aparece em uma altíssima concentração, a 20%. Ela age diretamente para reduzir a pigmentação excessiva, regulando a liberação da melanina dos melanócitos para os queratinócitos. Ela age nas manchas que já existem. Por exemplo, tenho uma marca de acne, que apareceu após a inflamação. A niacinamida vem para diminuir a quantidade da melanina e uniformizar o tom.

Além disso, ela tem diversas outras funções incríveis, como sua ação antioxidante, calmante, hidratante, redução da oleosidade e aumento da síntese de colágeno.

Peptídeo Uniformizador

O segundo passo é o peptídeo uniformizador, um ativo tecnológico e moderno que atua na síntese de melanina. Lembra que o pigmento se acumula em pequenas vesículas (melanossomas) e são transportadas até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos?

Esse peptídeo atua no tráfego dos melanossomas, que contém uma melanina residual, como consequência da via do hormônio alfa-MSH, aquele que estimula os melanócitos a produzir melanina.

+ Como é o tratamento de manchas e por que é a longo prazo?

A especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, Renata Ribon de Melo, explica um pouco mais sobre a atuação desse peptídeo: "Quando um peptídeo se liga ao seu alvo, nesse caso o alfa-MSH, ele sinaliza para que a produção de melanina seja diminuída. Isso resulta na inibição da transferência da melanina para as camadas mais superficiais da pele, evitando assim a formação de manchas.”

Ao ser aplicado na pele, o peptídeo uniformizador é entregue de forma certeira onde precisa atuar. Com isso, acaba também bloqueando o processo de produção de melanina, a melanogênese, e consegue reduzir manchas, além de prevenir e retardar o processo de hiperpigmentação.

Ácido Tranexâmico 3%

Pois bem, temos ainda mais um ativo que inibe a transferência da melanina para o queratinócito ao atuar na plasmina, uma substância que estimula fatores inflamatórios, que acabam por aumentar a produção de melanina na pele. 

+ Ácido tranexâmico: o "diferentão" dos ácidos

O ácido tranexâmico 3% interage com uma enzima da nossa pele. Ele bloqueia a conversão do plaminogênio (presente nas células basais epidérmicas) em plasmina. O excesso de plasmina estimula uma maior produção de melanina nas camadas inferiores da pele. Eventualmente, esse excesso de melanina vai se manifestar como uma hiperpigmentação na superfície. Ao inibir a plasmina, conseguimos inibir o estímulo da produção de melanina e a inflamação.

Os ácidos

Para completar essa ação 360º em marcas, é claro que mais alguns ácidos podem ajudar nessa jornada. Na fórmula da Super Niacinamida 20%, contamos com dois alfa-hidroxiácidos, que vem para fazer uma esfoliação química suave, diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele e promovendo a renovação celular. Isso é claro resulta em uma pele mais uniforme por si só. Mas tem mais algumas questões especiais!

O ácido mandélico, encontrado nas amêndoas amargas, é muito mais gentil que outros ácidos conhecidos, como o glicólico, por exemplo. Ele penetra a pele mais lentamente e ainda consegue atuar para inibir a síntese de melanina, contribuindo para reduzir regiões hiperpigmentadas. Ao promover uma esfoliação química, faz com que novas células, uniformemente pigmentadas, surjam na superfície da nossa pele. Assim, ele consegue suavizar manchas superficiais e contribuir para uniformizar o tom da pele.

+ Manchas e pele sensível: quais os desafios no tratamento?

Já o ácido kójico é um agente quelante. Isso significa que ele se liga a íons de cobre e ferro, por exemplo, impedindo algumas reações de acontecer. No caso do ácido kójico, sua principal ação é atuar diretamente na inibição da enzima tirosinase, que é parte no processo de formação da melanina.

Quando uma ativo é capaz de inibir essa enzima acaba impactando o início do processo de formação do pigmento, antes mesmo do estímulo do melanócito, as células que produzem a melanina – a responsável por mudar a cor da sua pele e que quando há uma produção exacerbada vai gerar manchas.

Uma fórmula completa

Ou seja, como você pode perceber, temos uma fórmula completa: que age antes, durante e depois do processo de formação de marcas. E, com isso, traz benefícios únicos:

  • Reduz o tamanho, a intensidade e a quantidade de marcas na pele
  • Previne a formação de novas hiperpigmentações
  • Uniformiza o tom da pele
  • Protege e fortalece a barreira cutânea

Super Niacinamida 20%: Eficácia comprovada

Em estudo clínico com pessoas com idade média de 40 anos e que apresentam manchas e textura irregular na pele, foram registradas imagens de alta resolução antes e após a primeira aplicação da Super Niacinamida 20% no equipamento VISIA®.

As imagens foram analisadas em software adequado e os dados foram submetidos à análise estatística. De acordo com os resultados, após 28 dias de uso, houve:

  • redução estatisticamente significativa (p<0,001) de manchas cutâneas (-24%)
  • aumento significativo (p=0,002) da uniformidade do tom da pele (+33%)

Em teste de eficácia instrumental, via Tewameter, participantes de pesquisa que usaram a Super Niacinamida 20% por 28 dias apresentaram:

  • redução significativa (p<0,001) da perda de água transepidérmica. Ou seja, tem efeito protetor e fortalecedor da barreira cutânea

Também foi realizada uma avaliação de eficácia percebida, em que participantes de pesquisa usaram o produto por 28 dias e nos contaram o que perceberam:

14 dias

  • 84% sentiram que ajudou a diminuir a intensidade das manchas
  • 92% notaram que foi eficaz sem sensibilizar a pele
  • 84% sentiram a pele viçosa e radiante
  • 72% perceberam redução na aparência dos poros
  • 84% notaram que ajudou a diminuir o tamanho das manchas
  • 80% perceberam o tom da pele mais uniforme
  • 84% sentiram que melhorou a textura da pele, deixando-a suave ao toque

28 dias

  • 92% sentiram que ajudou a diminuir a intensidade das manchas
  • 96% notaram que foi eficaz sem sensibilizar a pele
  • 84% sentiram a pele viçosa e radiante
  • 80% perceberam redução na aparência dos poros
  • 92% notaram que ajudou a diminuir o tamanho das manchas
  • 92% perceberam o tom da pele mais uniforme
  • 84% sentiram que melhorou a textura da pele, deixando-a suave ao toque

E aí, que tal incluir a Super Niacinamida 20% na sua rotina?

Voltar para o blog