Não é nada incomum ver a palavra queratina em produtos ou tratamento para cabelo. Quando falamos de pele, vez ou outra ela também aparece. Mas, afinal, o que é e para que serve essa tal de queratina no nosso corpo? A gente precisa repor em tratamentos? Como tudo isso funciona? Trazemos respostas aqui!
O que é a queratina?
A queratina, também conhecida como ceratina, é uma proteína composta por 21 aminoácidos ligados através de ligações de hidrogênio. É formada, principalmente, pelo aminoácido sulfurado chamado cisteína, que é muito importante para a boa saúde da pele e dos cabelos.
+ Camadas da pele: quais são e como funcionam
A queratina é produzida por células denominadas queratinócitos. "São células mortas que detêm microrganismos que auxiliam na retenção de água, formando uma camada protetora que evita agressões às células vivas", explica nossa Fabiana Souza, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
Ela está presente na pele, mais precisamente na epiderme, e em seus anexos, como cabelos, pelos e unhas.
Qual a função da queratina?
Se a gente fosse em resumir em uma palavra, talvez fosse proteção. A queratina dá firmeza, elasticidade e resistência para nossa pele, cabelos e unhas. Além disso, tem como propriedade a impermeabilidade à água, ou seja, não deixa a pele perder água desnecessariamente, por exemplo.
+ Pele do corpo: as diferenças para se conhecer
A nossa Fabi explica um pouco mais aqui: "A queratina forma uma camada que envolve as células da epiderme evitando perdas desnecessárias de água, além disso protegendo o organismo contra agressões externas, como choques mecânicos, radiação solar, vento etc."
A gente perde queratina?
Sim, a gente perde queratina naturalmente, por conta da elementos como a exposição solar, vento, poluição e algumas outras agressões.
+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?
Quando pensamos nos cabelos, também podemos considerar o uso de secadores, chapinhas, fricção pela escovação, além dos fatores ambientais que já citamos.
Precisamos repor?
Em alguns casos, principalmente quando falamos de cabelo, pode ser necessário repor, sim. Mas antes de qualquer coisa vale lembrar que os queratinócitos estão em constante produção da queratina durante toda a nossa vida.
+ Quiz da Pele: você já descobriu do que sua pele precisa?
É claro que com o envelhecimento, a pele fica mais fina e mais suscetível a perda de elasticidade e resistência, mas isso não significa que queratina não está mais sendo produzida.
A alimentação também é uma grande aliada para manutenção e produção de queratina no nosso corpo. Não existem alimentos que tenham queratina em sua composição, mas ingerir nutrientes é essencial para a produção dela.
Queratina e o cabelo
Quando pensamos em reposição de queratina, logo vem à mente o cabelo. Afinal, quando usar queratina no cabelo? Precisa fazer tratamento mesmo? Dá para usar queratina demais? As dúvidas são muitas!
A primeira coisa que você precisa saber é que a queratina compõe a maior parte da fibra capilar e é responsável por deixar o fio forte e saudável. Ou seja, essencial.
+ Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?
"Como perdemos esta proteína devido o estresse mecânico, deixando os fios danificados, fracos e quebradiços, geralmente são realizados tratamentos, como a reconstrução capilar, para fazer a reposição", explica Fabiana Souza, da nossa equipe de P&D.
A especialista ainda alerta que cada tipo de cabelo tem suas características únicas e dá um exemplo: "cabelos crespos e cacheados costumam ser mais finos. Assim, utilizar produtos que contenham queratina poderá deixar os fios mais fortes, evitando a quebra."
Ou seja, fazer um tratamento para repor a queratina perdida pode ser muito legal, mas é necessária uma avaliação capilar por um profissional. É ele que vai saber se você precisa de uma reconstrução capilar, uma cauterização ou qualquer outro tratamento.
+ Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?
O excesso de queratina pode ter um efeito contrário nos cabelos, deixando o fio rígido demais, favorecendo a quebra, por exemplo. Portanto, consulte o seu especialista principalmente sobre a frequência em que fazer os tratamentos para reposição. Nada de exagerar, hein?!
E dá para evitar a perda de queratina? Dá sim! Evite o uso excessivo de secadores e chapinha, use protetores térmicos, proteja seus cabelos do sol, mantenha uma rotina de cuidados adequada.
Queratina e a pele: hiperqueratose e hiperqueratinização
Quando falamos em pele e queratina, dois assuntos são importantes e tem a ver com condições de pele, como a queratose pilar e a acne também.
-
Hiperqueratose: alta produção de queratina na pele, que se acumula nos folículos pilosos. Esta é a causa da queratose pilar ou ceratose folicular.
Sabe aqueles pontinhos vermelhos que podem aparecer nos braços? Eles têm um nome: queratose pilar. E, sim, podem ser confundidos com a foliculite por algumas pessoas. A condição pode aparecer também no rosto, costas e nádegas.
+ 7 regiões do corpo em que você pode usar seu Tônico Renovador
A queratose pilar é o acúmulo de queratina nos folículos dos pelos, quando bem ali na saída do pelo se faz um tampão de queratina, e é muito comum nos braços. E qual seria a diferença entre queratose pilar e foliculite?
"A foliculite é uma infecção do folículo - tem uma bactéria, tem uma infecção", responde a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. "Então além do folículo marcado, pode haver também um pouco de pus. Os pontinhos são mais vermelhos, inflamados e doloridos, ao contrário da queratose pilar, que você só vê e sente quando passa a mão", completa.
-
Hiperqueratinização ou comedogênese: a acne como um todo (cravos, pápulas, pústulas, nódulos, cistos) está associada à hiperqueratinização - o que significa que o nosso corpo está eliminando células mortas da pele muito rápido, depositando muita queratina nos folículos.
+ Acne corporal: o que é, como prevenir e cuidar
"A hiperqueratinização é a formação de microcomedões e comedões, popularmente chamado cravos. Nesse processo, ocorre a descamação de células queratinizadas que se acumulam nos folículos, formando uma espécie de tampão. Este é um dos fatores da formação da acne, outros são a produção de sebo e multiplicação de bactérias", explica a pesquisadora Fabiana Souza.
Cosméticos, pele e queratina
E como os cosméticos podem ajudar a pele com a questão da queratina? Sem falar de condições de pele, manter a pele hidratada é um passo essencial. Afinal, isso ajuda na proteção e manutenção da epiderme, mantendo seu bom funcionamento.
Agora, falando especificamente da queratose pilar, ela é uma condição benigna, não há cura. Mas o uso de cremes com funções queratolíticas (à base de ácido salicílico, ureia, ácido retinóico, etc.) podem ajudar. Além disso, a hidratação é fundamental.
+ Alfa-hidroxiácidos (AHA): o que são e quais os benefícios para a pele
O Tônico Renovador pode ser um aliado. Ele é uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7% (ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%) para limpar e esfoliar quimicamente a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.
Os hidratantes da Sallve também podem contribuir com os cuidados. Como, por exemplo, o Hidratante Reparador. Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.
Ah, quando falamos em pele do corpo, também temos o Antioxidante Hidratante Corporal, um hidratante que traz tratamento para sua pele do corpo. É facilmente absorvido, deixa um acabamento de brilho na pele sem ser pegajoso, hidrata, previne sinais do envelhecimento, ativa microcirculação, protege da poluição, dá viço à pele e, claro, uniformiza a textura da pele.
Linha Antiacne
Pulando para o papo de hiperqueratinização, é claro que a linha Antiacne é sua melhor amiga. Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas.
Limpador Antiacne
O Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido Salicílico, Melaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.
Tônico Antiacne
O Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.
Sua fórmula com melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.
+ Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?
Sérum Antiacne
Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.
Óleo Antiacne
O Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.
+ O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?
Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.
Máscara Antiacne
A Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.
Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol e Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.
E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?
Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!