Que os peptídeos chegaram com tudo no mundo dos dermocosméticos, você já sabe. Mas você imaginava que eles também podem ajudar os fios dos seus cílios? Pois bem, hoje vamos te apresentar o peptídeo fortalecedor, que consegue, além de reforçar os fios, alongá-los de forma efetiva.
Peptídeos: entregues diretamente no alvo
Peptídeos são moléculas formadas por cadeias de aminoácidos ligados por ligações peptídicas. Elas fazem parte do nosso organismo naturalmente e, dependendo da combinação em que esses aminoácidos estão dispostos, podem conferir propriedades específicas.
+ Barba falhada: por que acontece e como tratar
Em fórmulas, ao serem aplicados, imitam composições que já temos no nosso organismo. Isso facilita para que alcancem alvos e se liguem a receptores mais facilmente. Ou seja, são entregues diretamente onde é necessário e agem em uma cascata de benefícios, que podem ir desde uma ação antiacne até a produção de colágeno.
Peptídeo fortalecedor: como age
O peptídeo fortalecedor é o tripeptídeo GHK, também conhecido pelo nome de “matriquina”. Esses peptídeos são iguaizinhos aos encontrados no nosso corpo, que agem para regular e organizar uma sequência de eventos necessária para o reparo da nossa pele, como a cicatrização de feridas, por exemplo.
Mas como ele consegue contribuir para cílios? Calma que a gente explica! Ao ser aplicado, ele consegue se ligar a receptores do nosso corpo e agir promovendo a proliferação de queratinócitos no bulbo piloso, a extremidade do folículo, também conhecida como “raiz do pelo”, em que estão as células responsáveis pelo crescimento, por exemplo.
+ Qual a diferença entre queda e quebra do cabelo?
E tem mais: o peptídeo fortalecedor estimula a síntese e a organização de laminina 5, que desempenha um papel essencial na formação e manutenção da junção dermoepidérmica, e também de colágeno tipo IV, que tem como principal função sustentação e filtração.
"O peptídeo fortalecedor dá sinais para célula produzir mais laminina, que está ali no folículo piloso. O cílio tem a mesma estrutura do folículo piloso do cabelo, então, tem camadas de células e a matriz extracelular. Nessa matriz, temos a presença dessa proteína que se chama laminina e é responsável pela ancoragem dos cílios, já que são células de estrutura. Então, quanto mais ancorado, menos ele cai. Esse é o fortalecimento dos cílios que ele traz: promove a produção dessas proteínas de ancoragem para que eles se ancorem no folículo piloso", afirma Renata Ribon de Melo, especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
Quais os benefícios?
Ao conseguir promover a proliferação de queratinócitos e estimular a síntese de laminina e colágeno no folículo piloso, o peptídeo fortalecedor consegue trazer dois benefícios principais para os cílios:
- Maior ancoragem do pelo, ou seja, faz que ele fique ali "preso" por mais tempo e caia menos
- Promove cílios maiores e com mais volume
Em estudo duplo cego, realizado pela Croda Beauty, com participantes de pesquisa que usaram uma máscara contendo 2% do peptídeo fortalecedor em comparação ao uso de uma máscara placebo, foi constatado após 30 dias que o peptídeo fortalecedor:
- aumenta o comprimento dos cílios em até 43%
- aumenta o diâmetro dos cílios em até 40%
- fortalece e reduz a queda de cílios
Sérum Para Cílios
O Sérum Para Cílios estimula o crescimento e o fortalecimento de cílios e sobrancelhas, com aplicador em formato de delineador para facilitar a precisão da aplicação.
Na fórmula, a baicalina induz o crescimento e aumenta a densidade dos fios, além de auxiliar no combate à queda. já o tecnológico peptídeo fortalecedor ajuda na maior ancoragem dos fios, resultando em cílios e sobrancelhas maiores e mais volumosos.
Por fim, o pantenol proporciona uma super hidratação, que suaviza e fortalece os fios. uma combinação incrível que aumenta comprovadamente o volume, a densidade e comprimento de cílios e sobrancelhas.