peptídeo antioxidante

Peptídeo Antioxidante deixa a pele macia e extremamente viçosa

Vem conhecer esse tipo de peptídeo que dá o efeito “glass skin”

Quem acompanha tudo de beleza coreana ou está ligado ao universo da maquiagem, já deve ter ouvido falar do conceito glass skin ou crystal skin (pele de vidro e pele de cristal, respectivamente). A ideia nessa tendência é criar uma pele translúcida, macia e extremamente viçosa, com aquela carinha de frescor e saúde.

Dentro do universo da maquiagem, essa pele é atingida com o uso de iluminador em pontos específicos, fazendo o velho jogo de luz e sombra. Mas hoje a gente está por aqui para te contar que pode ser possível ter o viço de volta com cuidados básicos de skincare e, mais precisamente, viemos te apresentar um ativo que é justamente conhecido por dar esse efeito de “pele de cristal”, superviçosa: o peptídeo antioxidante.

peptídeo antioxidante

O que é uma pele viçosa?

O viço é o sinal mais puro de uma pele saudável, que está funcionando normalmente. Viço significa uma barreira cutânea funcionando adequadamente, uma pele hidratada (que recebe e retém a quantidade de água que precisa), o ritmo da renovação celular em dia e os vasos e o sistema de pigmentação equilibrados.

+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

"Ou seja: nada está numa situação de desequilíbrio - o pigmento não está sendo produzido em excesso, não está havendo inflamação ou vasodilatação, todas as estruturas da pele estão funcionando - tanto sua irrigação como a troca das células. Isso que significa viço. Significa saúde, bom funcionamento, equilíbrio", já nos ensinou aqui no blog a Dra. Denise Steiner.

Ela ainda deu a definição exata de uma pele iluminada e com aspecto saudável: "Uma pele viçosa é uma pele que tem turgor, homogeneidade de cor e brilho adequado. É uma pele que transmite saúde. Uma pele com viço é uma pele funcionando normalmente, é uma pele saudável."

+ 5 motivos para sua pele estar opaca e sem viço

Ou seja, manter uma rotina saudável de vida e de cuidados com a pele, com limpeza, hidratação, renovação, proteção, vão te ajudar a alcançar essa pele cheia de viço e saúde. E é claro que alguns ativos podem ajudar e muito nisso, como nosso peptídeo antioxidante.

Conhecendo os peptídeos

Peptídeos são formados por uma cadeia de aminoácidos e fazem parte do nosso organismo, portanto, nosso corpo os reconhece quando aplicados na nossa pele e eles chegam exatamente aonde precisam para atuar em uma cascata de benefícios.

+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Eles podem ter diversas propriedades dependendo da ordem e combinação em que os aminoácidos estão dispostos para sua formação, como propriedades antioxidantes, cicatrizantes, renovadoras, uniformizadoras, entre muitas outras.

O que é o peptídeo antioxidante?

O peptídeo antioxidante consiste na ligação de quatro aminoácidos: lisina, treonina, fenilalanina e lisina novamente, uma sequência encontrada em um grande número de proteínas humanas.

Lembra que te dissemos que peptídeos são facilmente reconhecidos pelo nosso corpo e conseguem agir em um sistema de delivery perfeito, exatamente onde precisam atuar? Pois bem, com o peptídeo antioxidante não seria diferente.

+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes

Ele age na nossa epiderme, mais precisamente ao induzir uma proteína chamada α-cristalina. Mas para entender melhor o quanto isso é incrível, a gente precisa relembrar alguns pontos.

A epiderme é a camada mais externa da pele, aquela que a gente consegue ver. Sua principal função? Formar a barreira de proteção para o nosso corpo, mantendo a hidratação e protegendo contra entrada de agressores, por exemplo. Essa camada é formada por diversos componentes, entre eles:

  • Filagrina: principal proteína necessária para formação da camada córnea e faz parte do Fator Natural de Hidratação. Ou seja, está diretamente ligada com a saúde da barreira de proteção da pele.
  • Ceramidas: são componentes da epiderme, mais precisamente da nossa camada córnea. Em parceria com ácidos graxos e colesterol, elas preenchem espaços entre queratinócitos, evitando a perda de água e mantendo a integridade da pele, tendo função vital na barreira de proteção cutânea.

Ou seja, a epiderme mantém a hidratação, por exemplo, graças a diversos componentes, como a filagrina, as ceramidas e até o ácido hialurônico epidérmico. E para manter todas essas estruturas celulares muito bem protegidas, ela também produz pequenas proteínas chaperonas: as α-cristalinas.

Elas são muito presentes no epitélio da córnea (parte transparente dos nossos olhos) e também na epiderme. Essa chaperona é da família das HSPs, que tem o nome carinhoso de “proteínas de choque térmico”. Ao serem induzidas, aumentam a resistência da célula a um estresse recebido.

+ Antioxidantes: ótimos aliados para amenizar a aparência da pele cansada

Sua função é proteger as células, restaurar suas funções mitocondriais e aumentar a sua resistência ao estresse oxidativo, ou seja, tem uma função antioxidante, ajudando em uma produção menor de radicais livres, que vão acabar degradando proteínas importantes para o bom funcionamento da nossa pele. Resumindo, as α-cristalinas tem ação de proteger as células do estresse oxidativo causado por agressões externos, como a radiação UV ou processos inflamatórios, por exemplo.

Além disso, ela também evita o acúmulo indevido de resíduos celulares, elementos que estão ali desordenados e sem função alguma, só ocupando espaço. Ao induzir a produção de α-cristalinas, o peptídeo antioxidante garante um equilíbrio celular entre a síntese e desnaturação, o que prejudica o índice de refração celular, ou seja, prejudica a luminosidade da pele.

Em resumo, evita que as estruturas da nossa pele fiquem opacas. Lembra que a gente disse que o peptídeo antioxidante promove a "pele de cristal", pois bem!

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

"O peptídeo antioxidante consegue promover um aumento de filagrina, ceramidas e ácido hialurônico. O resultado é uma pele mais luminosa, translúcida e mais uniforme", conta Renata Ribon de Melo, especialista da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Quais os benefícios do peptídeo antioxidante para pele?

Com toda sua ação explicada, fica fácil identificar seus principais benefícios para nossa pele. Ao induzir a α-cristalina, ele garante a proteostase celular (equilíbrio entre síntese e degradação de proteínas). Assim, todas as estruturas que formam a nossa epiderme ficam organizadas e funcionais, mantendo tudo em pleno funcionamento.

Lembra o que disse a Dra. Denise Steiner? Quando tudo está funcionando em equilíbrio, vem aquela pele viçosa, saudável e fresca. Portanto, os principais benefícios do peptídeo antioxidante são:

  • Ação antioxidante: combate a ação dos radicais livres
  • Deixa a pele mais viçosa e translúcida
  • Mantém a pele hidratada
  • Deixa a pele mais uniforme em tom e textura

Super Vitamina C 20%

Um sérum super concentrado que alia vitamina C 20% ao incrível peptídeo antioxidante para uma ação poderosa em linhas finas. Um tratamento antioxidante de alta performance, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele, prevenindo e suavizando linhas, além de trazer de volta o viço e a luminosidade.

Para potencializar ainda mais os resultados, uma combinação de ácidos gentis, como o ácido maltobiônico e o ácido lático, atuam para promover uma renovação suave, deixando a pele mais saudável, uniforme, radiante e hidratada. Pode ser usado uma vez ao dia, na rotina diurna ou noturna.

E aí, que tal incluir a Super Vitamina C 20% na sua rotina avançada de pele?

Voltar para o blog