“Pele muito oleosa com certeza vai sofrer com acne”. Você já pode ter ouvido ou até pensado isso por aí. Isso se já não imaginou que é melhor usar produtos para pele acneica na sua pele oleosa, já pensando em prevenir o possível aparecimento de cravos e espinhas. Mas, e aí: pele oleosa sempre vai ter acne?
Pele oleosa x Pele Acneica
Apesar de parecidas, uma pele oleosa e uma pele com tendência à acne são diferentes. Uma pele oleosa é identificada pelo excesso da produção de sebo, o que resulta em uma pele excessivamente brilhante e com poros dilatados.
+ 9 dicas para cuidar da pele oleosa e que são simples de seguir
Já uma pele acneica, mesmo que seja um pouco óbvio, é aquela propensa a desenvolver acne. As causas para esse quadro são variadas, mas o que acontece na pele é uma obstrução dos poros mais um desequilíbrio e/ou aumento na produção de bactérias causadoras da acne, que vão resultar na inflamação que você já conhece.
E uma pele oleosa sempre vai ter acne?
Não, uma pele oleosa nem sempre vai ter acne, até porque para que acne apareça é necessário um pouco mais do que só oleosidade. "A pele oleosa caracteriza-se por uma produção excessiva de sebo, brilho excessivo, poros dilatados e uma sensação oleosa ao toque”, explica a Dra. Ana Maria Pellegrini, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
+ Mapa das espinhas: o que a localização da sua acne pode dizer sobre ela
“A oleosidade é apenas um fator que pode contribuir para o desenvolvimento de acne, mas outros fatores como genética, hormônios, cuidados com a pele, e presença de bactérias também desempenham um papel significativo. Portanto, é possível ter pele oleosa sem desenvolver acne”, completa.
Pele oleosa x acneica: podem usar os mesmos produtos?
A pele oleosa e a pele acneica têm necessidades diferentes, apesar de apresentarem oleosidade excessiva como característica. Portanto, o ideal é que você procure cosméticos próprios para o seu caso.
+ Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa
“Produtos para pele acneica geralmente contêm ingredientes específicos para tratar a acne, como ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, que podem não ser indicados para uma pele oleosa que não tem acne. É importante escolher produtos formulados especificamente para o seu tipo de pele e suas condições”, dá a dica a Dra. Ana.
A Dra. Ana ainda dá algumas dicas de cuidados específicos para pele oleosa:
- Limpeza suave com limpador específico para pele oleosa, 2x ao dia;
- Hidratação com hidratantes não comedogênicos e à base de água;
- Protetor Solar oil-free diariamente;
- Esfoliar a pele até 2x por semana para remover as células mortas e prevenir a obstrução de poros;
- Evitar produtos oleosos ou muito agressivos.
Conheça a Linha Antioleosidade
Especialmente formulado para peles mistas e oleosas, o Limpador Antioleosidade promove uma limpeza facial profunda e refrescante, que reduz e controla a oleosidade da pele por até 9h logo na primeira aplicação. ao combinar ácido glicólico, niacinamida e chá verde, desobstrui poros, regula a produção de sebo, reduz a incidência de cravos, além de proporcionar uma pele matificada e livre de brilho excessivo. Use diariamente ou sempre que desejar uma pele equilibrada, limpa e com sensação imediata de frescor.
Bastão Antioleosidade
Uma fórmula em formato de bastão, prática e eficaz para o tratamento da pele oleosa. Com niacinamida, papaína, zinco e spirulina, o Bastão Antioleosidade reduz e controla a oleosidade excessiva da pele por até 12h, além de minimizar a aparência de poros dilatados imediatamente. Ideal para todos que desejam controlar e reduzir a oleosidade ao longo do dia, é perfeito para levar na bolsa ou na mochila, aplicando sempre que quiser uma pele matte, fresca e livre de brilho excessivo. Com uso a longo prazo, melhora a textura e aparência da pele, além de proporcionar uma redução ainda maior na oleosidade.
Super Ácido Glicólico 10%
Um poderoso sérum antioleosidade, formulado especialmente para as necessidades da pele oleosa. combina a máxima concentração permitida de ácido glicólico (10%) a um tecnológico peptídeo, que age diretamente na causa raiz da oleosidade. Sua fórmula conta ainda com a niacinamida 5% e o gentil ácido lactobiônico para uma ação ainda mais completa.
Assim, controla a produção de sebo excessiva e reduz a oleosidade da pele ao longo do tempo, além de minimizar a aparência de poros dilatados e contribuir para uniformizar a textura geral da pele. um tratamento antioleosidade que pode ser usado 1x ao dia, na rotina noturna.