Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa

Quer montar uma rotina de skincare para pele oleosa? Aqui tem dicas de dermatologistas práticas para você montar a sua de acordo com sua jornada.

O primeiro passo para montar uma rotina de skincare é invariavelmente o mesmo: você precisa saber seu tipo de pele e suas necessidades. A partir daí fica mais fácil escolher os produtos que você vai incluir na sua jornada: se são fórmulas super hidratantes para peles secas, ou que controlem a oleosidade quando se tem a pele oleosa, e daí por diante.

Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa?

Descobriu que tem pele oleosa? Inicialmente, os passos são bem automáticos: você vai optar por fórmulas que ajudem a controlar a oleosidade da pele, agir em um possível quadro de acne, auxiliar a reduzir a aparência de poros dilatados e outras questões que envolvem esse quadro.

Não sabe muito bem por onde começar? Aqui você confere algumas dicas que vão te ajudar a evitar que sua pele resseque demais, por exemplo, e quais ativos podem ser seus melhores amigos nessa jornada.

+ Pele oleosa: quais os ingredientes certos para cuidar do excesso de óleo?

rotina de skincare para pele oleosa

Rotina de skincare para pele oleosa em quatro passos

Vamos lá: as três etapas essenciais de qualquer jornada da pele, não importa seu tipo, são os mesmos, e isso não muda na rotina de skincare para pele oleosa. Limpar, hidratar e proteger são inegociáveis, como já nos ensinou Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. São eles que vão garantir uma pele saudável, pronta para receber a quarta etapa, que é a de tratamento. Ela entra entre a hidratação e o protetor solar.

Então anota aí a ordem certa, em produtos (lembrando que você não precisa usar todos, viu? É só a ordem): limpador facial, água micelar, esfoliante ou máscara de tratamento, tônico, sérum/ fórmulas para tratamentos localizados como creme para os olhos, hidratante, óleo facial e protetor solar.

Opte por fórmulas não comedogênicas e em texturas específicas

Se você tem pele oleosa, escolha fórmulas não comedogênicas, ou seja, que não entopem os poros - o que evita o surgimento de cravos e espinhas. Outra dica é optar por texturas bem leves e refrescantes, como gel, sérum e sérum-gel, por exemplo. Elas, no geral, são rapidamente absorvidas pela pele e são ótimas para montar uma rotina de skincare para pele oleosa.

Ingredientes indicados para pele oleosa

Os ingredientes para cuidar da pele oleosa são bem conhecidos e fáceis de serem encontrados: ácido salicílico, ácido glicólico, zinco e niacinamida estão entre os mais procurados, assim como a argila e o extrato de hamamélis.

Confira alguns ingredientes indicados para a rotina de skincare para pele oleosa:

Ácido hialurônico: o ácido hialurônico é um super amigo da pele oleosa. “Produtos com baixo peso molecular podem agir nas camadas mais profundas estimulando a derme, prevenindo linhas e sinais do tempo. Além disso, podem ser usados para equilibrar a pele após o uso de produtos adstringentes ou ácidos que podem ressecar a pele, mesmo as oleosas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff sobre o uso do ácido hialurônico numa rotina de skincare para a pele oleosa. O ácido hialurônico a aparece na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante e do Hidratante Firmador, aqui em oito tipos e três pesos, para uma hidratação profunda mas não pesada.

Argila: a argila aparece sempre com uma boa aliada nos cuidados com a pele oleosa. O ingrediente, que muitas vezes está presente em máscaras faciais, ajuda a absorver o óleo e matificar a pele, reduzindo aquele brilho indesejado. Produtos que contém azuleno, barba-timão, gengibre e aveia também costumam ter resultados excelentes em peles oleosas. Aqui na Sallve, a argila verde aparece na fórmula da Máscara Antiacne. Ela remove a oleosidade da pele sem ressecar, diminui a aparência de poros dilatados, seca espinhas e acalma a acne.

rotina de skincare para pele oleosa

Ácido glicólico: estrela da fórmula do nosso Tônico Renovador, no nosso Super Ácido Glicólico 10% e do nosso Limpador Antioleosidade, por conta de seu baixo peso molecular, o ácido glicólico penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Assim, previne o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade. Por ser um alfa-hidroxiácido, ele acelera o processo de renovação celular da pele, o que faz com que ela perca aquele acúmulo de células mortas em sua superfície, que também podem entupir poros ou deixá-los com a aparência dilatada.

Ácido salicílico: superstar do skincare (e da nossa Linha Antiacne!), ele age diretamente no controle da oleosidade da pele. Além disso, ele tem ação anti-inflamatória (é um ótimo secativo de espinhas!) e, por ser um beta-hidroxiácido, consegue penetrar nos poros da pele, eliminando o excesso de sebo, que é o que causa cravos e espinhas.

Extrato de hamamélis: presente na fórmula do nosso Tônico Renovador, o extrato de hamamélis é um excelente adstringente natural por conta dos taninos presentes em sua constituição (eles têm efeito secante!). Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico, ajudando a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

Zinco: nas formulações cosméticas, atua como um regulador de oleosidade cutânea. O zinco atua reduzindo a secreção do sebo agindo pela inibição da enzima 5-α-redutase. Assim, ajuda no equilíbrio da oleosidade da pele. Por aqui, ele está presente no nosso Bastão Antioleosidade e no nosso Super Ácido Glicólico.

Limpeza da pele oleosa

A limpeza é fundamental para qualquer tipo de pele, ainda mais na rotina de skincare para pele oleosa: além de permitir que sua pele absorva ainda melhor os ativos que você vai usar em seguida, a limpeza é que vai eliminar não só toda a sujeira acumulada na sua pele como o excesso de oleosidade.

Para a pele oleosa, é importante que a limpeza seja efetiva, mas delicada, para evitar o efeito rebote da pele, que é o que acontece quando sua pele é limpa de todo o óleo que também a protege, e fica repuxando. Isso só deixa sua pele mais suscetível a inflamações, irritação e despreparada para receber tratamentos com ácidos, por exemplo.

Portanto, opte por limpadores faciais que controlem a oleosidade da pele sem ressecar, como o Limpador Antioleosidade, que limpa profundamente sem ressecar e controla a oleosidade da pele por até 9h.

+ Sabonete para pele oleosa: como escolher seu limpador facial para lavar o rosto

Tônico: um aliado para pele oleosa

Tônicos são conhecidos por serem aliados no cuidado com a pele oleosa. Geralmente eles têm ação adstringente, que ajuda a controlar a oleosidade da pele. Importante? Opte por versões sem álcool.

Nosso Tônico Renovador é um produto de uso diário com diversos benefícios para a pele oleosa: ele limpa os poros e remove o excesso de sebo, renova sua pele diariamente, controla a oleosidade ao mesmo tempo em que hidrata, minimiza poros dilatados e reduz cravos e acne e, de quebra, suaviza cicatrizes de espinhas, acalma e tem ação anti-inflamatória.

Já o Tônico Antiacne, além de ajudar no tratamento da acne, age diretamente na diminuição da oleosidade superficial da pele em até 34% por até 6h, sem ressecar, já que também hidrata.

+ Tônico Renovador: adstringência sem ressecar

Além do nosso Tônico Renovador, o Tônico Antiacne também entra nessa etapa de tratamento para a pele oleosa, controlando a oleosidade da pele e penetrando nos poros para retirar o excesso de oleosidade acumulada, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas. Ele também pode ser usado como um secativo de espinhas, ajudando ainda a suavizar cicatrizes de acne e reduzindo as bactérias que podem causá-la.

O tônico pode ser usado diariamente, seguindo as instruções de uso de cada fórmula, depois do limpador facial.

rotina de skincare para pele oleosa

Escolhendo um hidratante para pele oleosa

A pele oleosa, quando está desidratada, nem sempre dá sinais tão claros e extremos do quadro, como descamação. Por isso, quem pele oleosa precisa ficar ainda mais atenta a outros sinais, mais sutis, como falta de viço e até excesso de oleosidade, que pode ser sintoma de efeito rebote.

Escolha hidratantes específicos para pele oleosa, que são não comedogênicos e em texturas leves, como gel, sérum e sérum gel, e com ácido hialurônico, por exemplo, em suas fórmulas.

É aqui que entra o nosso Hidratante Antioleosidade. A Dra. Camila Rosa dá mais uma explicação importante sobre a hidratação da pele oleosa: ela não precisa estar apenas concentrada em um potinho de creme (ou gel) hidratante. Você pode contribuir para a hidratação da sua pele usando um limpador facial gentil, um tônico com adstringência suave, sérum e máscara com ativos hidratantes, equilibrando assim todo o processo de forma mais harmônica.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

Rotina diurna e noturna

Quem tem pele oleosa geralmente sente a necessidade de lavar o rosto duas vezes por dia. Isso pode ser feito com o próprio limpador facial ou alternando o produto com água micelar, que pode ser usada, por exemplo, pela manhã.

+ É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

Pela manhã, ativos como a vitamina C são super bem-vindos, já que a vitamina C, além de potencializar a ação do protetor solar, dá viço à pele, sendo um ótimo complemento à rotina de skincare para pele oleosa.

Se você faz tratamentos com ácidos, certifique-se que as fórmulas não são fotossensibilizantes e podem ser usadas de dia, mas sem jamais esquecer do protetor solar. Nosso Super Ácido Glicólico 10%, por exemplo, é um tratamento noturno.

Você pode customizar sua rotina como quiser: fazer só as três etapas essenciais durante o dia e deixar o tratamento para a noite ou fazer as quatro etapas duas vezes ao dia - o importante é sempre atentar-se às instruções de uso.

Normalmente, máscaras mais hidratantes e texturas como óleos são deixadas para a noite por uma questão de textura mesmo, mas elas podem ser usadas de dia.

Você já conhece nosso Óleo Antiacne? Ele é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Sallve e a Pele Oleosa: conheça a Linha Antioleosidade

Se você tem pele oleosa, precisa conhecer todos os passos da nossa linha antioleosidade. Primeiro, o Limpador Antioleosidade, um limpador facial com ácido glicólico e niacinamida, que limpa profundamente, reduz a oleosidade excessiva, desobstrui poros e deixa sensação imediata de frescor.

Em seguida, o Hidratante Antioleosidade. Em textura aquagel, promove uma hidratação poderosa de rápida absorção enquanto reduz a oleosidade excessiva da pele, proporcionando um equilíbrio perfeito. Possui efeito mate imediato e controle de oleosidade por até 8h, além de reduzir cravos e aparência de poros dilatados com uso à longo prazo.

Para levar sempre com você, o Bastão Antioleosidade, que reduz imediatamente a oleosidade excessiva e a aparência de poros dilatados. Proporciona uma pele matificada e livre de brilho, ao mesmo tempo que reduz progressivamente a produção de sebo para resultados expressivos no tratamento antioleosidade.

Por fim, para o seu tratamento noturno, o Super Ácido Glicólico 10%. Um sérum antioleosidade com ácido glicólico em máxima concentração, somado a ativos que reduzem poros, cravos e agem na causa raiz da oleosidade excessiva, sem efeito rebote.

E aí, que tal inserir na sua rotina?

Voltar para o blog