Há alguns dias vimos aqui uma super seleção de dicas feita pela Gabi Oliveira, que tanta gente conhece pelo seu canal Gabi de Pretas. Ela reuniu filmes, documentários, seriados e livros que nos levam a questionar a desigualdade racial e a unir as nossas vozes na luta contra o racismo.
E hoje, tem mais conhecimento por aqui! O Tássio Santos, do Herdeira da Beleza, abriu a conversa para quem quer avançar na luta antirrascista fortalecendo o empreedimento de pessoas negras. E o foco dessa conversa é: marcas de maquiagem criadas por mulheres negras.
"Para além das dificuldades habituais de qualquer tipo de empresa, isso que a gente chama de afro empreededorismo, encontra algumas outras barreiras que dificultam ainda mais os nossos negócios. Nós temos os nossos créditos negados por instituições financeira três vezes mais do que por pessoas não negras", alerta Tássio.
Muene Cosméticos
A Muene "foi a primeira marca de maquiagem fundada por uma mulher negra aqui no Brasil, há mais de 30 anos", conta Tássio.
E a história da marca nos leva muito a pensar. Ela nasceu de um momento de frustração. A advogada Maria do Carmo foi convidada para uma entrevista em uma grande emissora. O problema é que dentro de uma grande rede de televisão não existia uma base do seu tom de pele. E pronto: foi ali que ela se deu conta do nicho de mercado e criou a sua marca de maquiagens para a pele negra.
A loja da Muene fica no Largo do Paissandu, em São Paulo, e você encontra mais informações no Facebook da marca.
Negra Rosa
"Melhor base nacional", avisa Tássio logo de cara!
A blogger e youtuber Rosangela Jose da Silva iniciou a marca, porque assim como a dona Maria do Carmo, sentia falta de produtos voltados para a mulher negra. Foi assim que ela decidiu criar uma linha de maquiagem para os vários tons de pele.
"Os produtos têm o meu olhar, o olhar de uma mulher negra para outra mulher negra, um conceito todo especial para realçar a nossa beleza", conta Rosangela no site de sua marca.
As bases e os pós são exclusivos para a pele negra. Mas, se você se questiona como pode fazer parte dessa história e apoiar o afro empreendedorismo, Tássio responde: "sombra, batom, blush, iluminador, esses tipos de produtos, você pode consumir independente do seu tom de pele". Você encontra mais informações no site da marca - que tem loja online.
Pat McGragh
"A maquiadora mais influente do mundo, segundo a Forbes, e é uma mulher negra", conta Tássio e entrega o ouro: "a pessoa que mais sabe fazer paleta de sombra no universo!!".
E não é exagero, viu? O nome da inglesa é imediatamente ligado ao seu trabalho desde os anos 90, a presença constante nas belezas de desfiles das semanas de moda e o seu trabalho artístico. Você encontra toda a linha em seu site, que entrega no mundo todo.
Juvia's Place
"A marca mais famosa da Internet", entrega Tássio, é nigeriana".
A paleta de cores de bases da marca compreende 60 tons!
Conheça a linha completa no site da marca que embalagens lindas, enaltecendo a imagem da mulher nigeriana, com uma arte que dá vontade de colecionar.
E se prepare para en-lou-que-cer com os batons!
Fenty Beauty
"Rihanna é de Barbados e ela lançou a marca em 2017, quando ela chocou o mercado com 40 tons de base e hoje já estendeu para mais de 50 tons de base", conta Tássio. O forte da marca, além de uma paleta de cores enorme, é o iluminador.
Um dos pontos altos da marca é o suporte à Fundação Clara Lionel, fundado por Rihanna em homenagem aos avós Clara e Lionel Braithwaite, apoiando e financiando programas de educação, de saúde e de resposta a emergências em todo o mundo.
E para os fã da cantora e empresária tem uma página dentro do site com a descrição completa de cada produto usado na beleza de Rihanna.
Saiba mais da marca no site da Fenty Beauty.
Danessa Myricks
"Maquiadora que lança produto de maneira mais livre, não especifica necessariamente para o que ele serve. Ele é testado em várias partes do rosto e você pode usar a criatividade quando usar o produto", explica Tássio. "Também tem cor pra todo mundo, desde a mais escura até a mais clara".
E assim como conhecemos com o Tássio a história de mulheres negras brasileiras que criaram marcas por conta da falta de produtos no mercado, Danessa explica de onde nasceu a ideia da sua marca que conversa com a arte e o multifuncional:
"Como maquiadora autodidata, com recursos mínimos à minha disposição, tive que ser criativa com os produtos aos quais tinha acesso, maximizando seu uso e misturando e misturando cores e texturas de maneira criativa para fazer as coisas funcionarem. Mesmo com isso, descobri que muitas vezes era limitado por tons e texturas existentes e tinha desejo de mais. Assim, nasceu o desejo de criar minha própria linha de produtos para preencher esse vazio”.
No vídeo abaixo você pode conhecer Danessa, a mulher que criou a marca que leva o seu nome. E conheça mais sobre os produtos no site da marca.
Uoma Beauty
A marca da ex-executiva de beleza nigeriana Sharon Chuter se define "rebelde, inovadora e criada para todos". Sharon "começou um movimento bem importante na comunidade de beleza", bem aponta Tássio. As embalagens trazem muitas mensagens, como: "a nossa raça é humana"; "o nosso idioma é a cor"; "o nosso povo é livre".
Veja mais no site da Uoma, que une maquiagem à skincare,
Iman Cosmetics
"A gente fala muito na Fenty Beauty quando o assunto é representatividade, é inclusão de pessoas negras nesse universo da maquiagem. Só que antes da Fenty algumas pessoas já estavam fazendo o que hoje Rihanna faz. E uma dessas pessoas é Iman! Com certeza vocês a conhecem, ela foi casada com David Bowie durante muitos anos. Mas eu aposto que você não sabia que ela tem uma linha de maquiagem, viu?", conta Tássio.
Iman é uma supermodel da Somália formada em ciências políticas e a sua marca de moda, cosméticos, maquiagem e perfumes foi fundada em 2007.
Mented Cosmetics
"Você, minha irmã, de pele negra ou pele escura, eu aposto como você tem dificuldade em encontrar um batom nude, não é? Nude não é cor, nude é conceito. E uma das primeiras marcas a entender isso foi a Mented Cosmetics, uma marca dos Estados Unidos criadas por duas amigas que ficaram bem famosas por desenvolverem cores de nudes para a pele negra", explica.
Beauty Bakerie
"Outra dificuldade que quem tem pele bem escura sabe do que eu estou falando é pó. Eu preciso indicar o pó da Beauty Bakerie".
A criadora da marca, Cashmere Nicole, é mãe solo e sobrevivente de um câncer de mama. Com formação em enfermagem, Cashmere é apaixonada por confeitaria e isso fica claro tanto no nome da empresa como na arte de algumas peças, que ganham os corações de quem compartilha da mesma paixão pelos doces.
Ayele e Co.
A Ayele se afirma pelo compromisso de desenvolver produtos que as pessoas usem se sentindo confortáveis, com ingredientes naturais seguros. "Acreditamos que um ótimo cuidado natural da pele deve ser acessível e estar prontamente disponível para todos, independentemente de raça, sexo e tipo de pele", se apresenta a empresa.
A marca tem uma grande oferta de produtos, desde o óleo de barba até as paletas com cores maravilhosas. Veja tudo no site da Ayele.
Tássio na íntegra
Assiste aqui embaixo a conversa do Tássio na íntegra. E uma dica dele que é pra gente levar pra vida, é que se você não quer ou não pode comprar, você pode enaltecer a marca indicando pra alguém que possa comprar. Combinado?