Nossa comunidade pergunta e a gente responde: sempre surgem dúvidas por aqui sobre rotina de skincare com ácidos e depilação a laser. Precisa parar de usar tudo? Tudo bem usar depois das sessões? Para responder essas e outras questões sobre cuidados após a depilação a laser, decidimos conversar com dermatologistas para entender direitinho os detalhes e tirar mais dúvidas que envolvem esse tema.
O que é depilação a laser?
A depilação a laser é a remoção de pelos de regiões do corpo que pode ser feita com variados tipos de laser, como laser de diodo, o alexandrite e o Nd: YAG. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o número de sessões depende da área a ser tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento.
+ Depilação: há um método que é melhor?
E o que acontece na pele quando aplicamos o laser? Segundo o Dr. Daniel Cassiano, membro da SBD, a energia emitida pelo laser é atraída pela pigmentação (melanina) do folículo piloso, levando ao enfraquecimento e destruição do pelo. “A epilação com laser não é sempre definitiva, porque não atinge o bulge capilar (região onde existem as células tronco), mas tem ação duradoura”, afirma o dermatologista. Vale lembrar também que alguns fatores também alteram o resultado do tratamento, como a cor da pele, alterações hormonais e a pigmentação e a espessura do pelo.
Cuidados gerais
De acordo com a Dra. Paola Pomerantzeff, os cuidados dependem muito do laser que será realizado. Mas tem um ponto que é comum: não faça depilação a laser se estiver com a pele bronzeada.
+ Afinal, como as manchas se formam?
“A maioria tem melhor resultado se a paciente não estiver bronzeada, por poder ser feito com uma maior energia. Portanto, o ideal é não tomar sol durante o tratamento”, explica a dermatologista, membro da SBD. E por que não pode? Porque há risco de hiperpigmentação, ou seja, de manchas surgirem na pele.
Além disso, é indicado raspar os pelos alguns dias antes da sessão para que fiquem rentes a pele. “No pós, apenas hidratantes ou, se a pele ficar muito inflamada, corticoides tópicos”, aponta ainda o Dr. Daniel Cassiano.
Agora, é hora de tirar dúvidas:
- Se tenho uma rotina de skincare com ácidos (mesmo que leves) ou produtos uniformizadores de tom de pele, é necessário não usar esses produtos alguns dias antes ou no dia exato da sessão?
“Depende muito do profissional que fará a aplicação do laser. Médicos dermatologistas sabem como programar o aparelho e suas variáveis para fazer uma aplicação de forma segura independente do uso de ácidos ou uniformizadores. Porém, em alguns estabelecimentos, os profissionais aplicam o laser com uma “programação padrão” para todos os pacientes. Nesse caso o ideal, para evitar complicações, é suspender qualquer ácido sete dias antes da aplicação”, responde a Dra. Paola Pomerantzeff.
- Ter a pele hidratada é um passo necessário antes da sessão?
Hidratar a pele é um passo básico de qualquer rotina de skincare, portanto, pense nela como um passo básico para ter a pele saudável.
+ O que a água faz pela nossa pele?
Mas antes da sessão de depilação, precisa hidratar a pele? “Não é necessário. A pele hidratada é sempre ideal. Mas o grau de hidratação da pele não interfere no resultado da depilação a laser”, explica a dermatologista.
- Posso passar desodorante no dia da sessão?
O ideal é sempre ir apenas com a pele limpa, mas não passar desodorante é apenas uma recomendação. “Alguns produtos podem conter pigmentos. O laser da depilação tem afinidade pelo pigmento do pelo. Produtos com pigmentos podem ‘confundir’ o laser e acabar queimando a pele”, aponta a Dra. Paola.
O Dr. Daniel Cassiano alerta que o profissional que for fazer sua depilação deve limpar sua pele com um antisséptico apropriado, para que possíveis resíduos sejam retirados e o paciente fique seguro.
- Posso esfoliar a pele alguns dias antes?
Sim, pode esfoliar a pele cinco dias antes se desejar.
- É o ideal não usar água quente no dia da sessão ou logo após?
“Água quente pode agravar a inflamação da pele no pós-imediato, ainda mais ser foi utilizado uma energia muito alta. Então, no dia do procedimento, preferir água morna/fria”, explica o Dr. Daniel Cassiano.
- Entre uma sessão e outra há cuidados?
A Dra. Paola aponta que, dependendo do laser a ser aplicado, o ideal é não tomar sol entre uma sessão e outra. Se houver exposição solar usar fotoprotetor com FPS 60 ou maior.
+ Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?
“A depender do profissional que irá realizar a depilação, a indicação é suspender ácidos e uniformizadores sete dias antes da aplicação”, explica.
- Quando é indicado voltar com rotina normal, inclusive com uso de ácidos? Quantos dias depois?
Isso depende muito da sua pele e como ela vai reagir ao laser. “No pós, até que a pele se recupere e que não haja sinais de inflamação (vermelhidão, descamação), solicito que o paciente fique sem usar ácidos diurnos e noturnos”, aponta o Dr. Daniel Cassiano.
+ Quais cuidados devemos ter após a depilação?
Caso sua pele esteja bem, a Dra. Paola indica que alguns pacientes já podem voltar à rotina habitual no dia seguinte ao procedimento. O ideal é sempre conversar com seu dermatologista ou profissional escolhido para fazer a depilação a laser, e seguir todas as recomendações.
- Quais produtos passar depois? Um hidratante calmante?
“O ideal são hidratantes que tenham ação anti-inflamatória. Geralmente, os hidratantes prescritos para pele atópica são boas indicações”, aconselha o Dr. Daniel Cassiano.
Além disso, a Dra. Paola Pomerantzeff alerta que, dependendo da reatividade da pele do paciente, pode ser necessário a aplicação de um creme de corticoide tópico para acalmar a pele.
- Preciso parar de usar o Tônico Renovador ou o Sérum Uniformizador antes e depois da depilação a laser?
O ideal é seguir as recomendações do profissional que fará o procedimento, afinal, há variados tipos de laser, além do grau de energia que pode ser usado.
Como recomendação geral, pode ser necessário interromper o uso de ácidos e produtos uniformizadores sete dias antes da sessão. Mas consulte sempre seu dermatologista!
Hidratante Reparador
Você já conhece nosso Hidratante Reparador? Só ele nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas. Sua fórmula não comedogênica combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas Biomiméticas e pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. O alfa-bisabolol entra com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, enquanto a manteiga de karité hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água. Para completar, os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.
+ Como os produtos da Sallve ajudam a manter a barreira cutânea da sua pele íntegra
O Hidratante Reparador foi formulado especialmente para a pele sensível, seca ou ressecada, mas seus benefícios são comprovados em todos os tipos de pele, e ele pode ser usado no corpo todo. O Hidratante Reparador reduz a vermelhidão e acalma, deixando a pele luminosa e com toque macio, sendo um ótimo amigo para a sua pele após a depilação. Ele também previne acinzentamento e descamação e é é um cremão vegano, sem silicone, sem óleo mineral e sem crueldade.