Famoso na Ásia - e no mundo todo! -, vindo das folhas da Camellia sinensis L. e muitíssimo conhecido pelo simples nome de Chá Verde. Apesar de muito consumido como bebida, ele também pode trazer benefícios para o mundo cosmético, estando presente em máscaras, séruns, limpadores, entre muitas outras texturas e formas.
O que é o Chá Verde?
Como te contamos, ele é extraído das folhas da Camellia sinensis L. e é conhecido na China há mais de quatro mil anos, onde é usado medicinalmente.
Para evitar a oxidação dos polifenóis, presentes na sua composição e que trazem muitos benefícios para pele, sua extração se dá uma maneira muito específica.
+ Pele oleosa: como cuidar, quais produtos usar e o que saber
As folhas são colocadas em esteiras sobre água quente para receber vapor e inativar enzimas, evitando assim a oxidação dos polifenóis e preservando a clorofila. O chá, então, é então exposto ao sol, triturado e seco. Ele também pode ser extraído por outro procedimento: imediatamente após a colheita, é submetido à pressão de vapor em recipientes cilíndricos giratórios e só depois é triturado e seco em diferentes estágios.
O que só ele tem?
O chá verde conta com uma composição única que pode trazer diversos benefícios para formulações cosméticas e, consequentemente, para a pele.
Sua composição química conta como metilxantinas, que tem alto poder estimulante, e os polifenóis, substâncias que podem desencadear diversas atividades, desde cicatrizantes a antioxidantes. Dentre os polifenóis mais importantes presentes nesse ativo, estão as catequinas.
+ Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa
"Estudos mostram que as catequinas são capazes de diminuir a produção de sebo, além de terem ação adstringente e ajudarem na diminuição da aparência de poros. As catequinas ainda tem ação anti-inflamatória", explica Renata Ribon de Melo, especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
Já as metilxantinas, como você talvez tenha imaginado, são incríveis para estimular a circulação. Já os polifenóis podem ter diversas ações, como antioxidante, anti-inflamatória e antioleosidade.
Quais os benefícios do Chá Verde para pele?
Como te dissemos, graças principalmente aos polifenóis, o Chá Verde traz benefícios cosméticos bem incríveis:
- É adstringente: o que significa que causa constrição. No caso do chá verde, ele possui adstringentes naturais que auxiliam a contrair os poros da pele, reduzindo sua aparência
- Regula a oleosidade: contém catequinas, polifenóis que ajudam a regular a produção de sebo e, assim, contribui para reduzir o excesso de óleo da pele.
- Inibe a degradação de colágeno: ele tem efeito inibitório sobre a atividade da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, que por sua vez é responsável por dar firmeza para a nossa pele, junto com a elastina. Essa ação se deve principalmente à presença dos polifenóis do radical gálico (epicatequelatoquingalato e epigalocatequalato).
- Protege dos danos causados pela radiação UVB: as propriedades antioxidantes da planta e em seus efeitos imunorreguladores agem inibindo a infiltração de macrófagos (célula do sistema imunológico) induzidos pela radiação UVB na epiderme.
- Estimula a microcirculação: as metilxantinas têm um efeito estimulante sobre a microcirculação sanguínea cutânea, aumentando a resposta vasodilatadora, o que contribui para diminuir inchaços.