
Quem tem acne sabe que ela transforma em protagonista nossa relação com a nossa pele. A gente passa por vários estágios: de querer esconder a todo custo, de espremer as espinhas, de ter vergonha da própria pele.... Depois de um tempo, porém, vem um estágio tão gostoso de viver, que é quando a gente aprende que acne é normal. É nessa época que a gente aprende, também, que acne é algo com o qual a gente vai conviver a vida toda, por isso não faz o menor sentido viver em pé de guerra com a própria pele. A gente tem que cuidar, com carinho.
Aos 25 anos, Beatriz Bebiano já passou por todas essas fases. Ela teve acne na adolescência, mas foi só quando se tornou adulta que o quadro se agravou, transformando-se na acne da mulher adulta. "Se eu fosse comparar, hoje em dia minha acne é muito mais intensa do que foi na minha adolescência", ela conta. "Por muito tempo isso foi uma questão muito grande pra mim. A gente tem um padrão inalcançável que é exigido de todos nós, da pele perfeita, então pra mim a acne sempre foi mais uma coisa que adicionei à minha bagagem de gatilhos. Tenho uma deficiência física visível, então sempre fui uma pessoa insegura, até com meu peso mesmo. Daí junto a isso tudo vem a acne, que é como uma adolescência morando na minha cara, sabe? Costumo dizer que sou privilegiada por ser branca, cis e hétero, mas não sou padrão.
"Acne é uma jornada"
Beatriz já sabe que conviver com a acne é uma jornada - e uma nada linear: "Em algumas épocas vai estar tudo tranquilo, em outras seu rosto vai estar todo dolorido. Eu já tomei antibiótico, já usei um monte de ácidos de farmácia, e tudo até ajudava, mas não resolvia", ela conta. Foi com o tempo que ela entendeu: "Até o dia em que entendi que resolver esse problema 100% nunca vai acontecer. Acne não tem cura. E, além disso, minha pele reage assim porque meu organismo funciona".
+ Estresse causa acne sim! Entenda por que e aprenda a tratar
Beatriz, mais uma vez, faz um paralelo entre sua pele e sua deficiência física, para falar sobre acne: "É como quando as pessoas falam que a gente é portador de deficiências especiais. Eu não porto nada porque eu não consigo tirar a deficiência de mim. Portar, se você for olhar no dicionário, significa trazer consigo. Significa carregar. Eu não carrego minha deficiência física, ela é minha. A mesma coisa é a minha pele: eu não porto ela, ela é minha, desse jeito. A sociedade é que tem que perder essa visão de que ter acne é um problema que precisa ser escondido ou resolvido a qualquer custo".
Quando a acne vira gatilho
Essa relação tão esclarecida com a sua própria pele, como você já percebeu, não foi constante na jornada da Beatriz. Como ela mesma diz, a acne está na sua bagagem de gatilhos - mas como? "A acne virou um gatilho para mim quando as pessoas começaram a reparar nela. Quando ninguém enxerga, beleza, não muda nada. Mas quando você começa a perceber que a pessoa está falando com você e não está olhando para você e sim para a sua pele, é muito chato. Ou então quando você começa a ouvir comentários do tipo 'Nossa, o que aconteceu com a sua pele?', ou 'Por que você não toma Roacutan?' Ora, por que não! 'Já tentou tomar anticoncepcional?' Não, eu não posso! E com o tempo isso tudo foi aumentando, e juntando com a questão do Instagram em que tudo é retocado".
Assimilar a própria pele: uma nova etapa nessa jornada
Deixando os gatilhos de lado, Beatriz conta que esse processo de assimilar e abraçar sua pele não aconteceu faz muito tempo, mas faz questão de afirmar que não é porque ela aceitou a pele acneica que ela vai deixar de cuidar: "Eu simplesmente, hoje em dia, entendo o que acontece. Então posso cuidar muito melhor.
Beatriz comenta, aliás, que foi a pandemia que desencadeou essa nova fase: "Meu emocional foi para outro lugar, eu fiquei bagunçadíssima e a minha pele reagiu. Tem gente que come mais, que tem insônia, eu tenho uma condição de pele. Comecei a olhar com mais atenção, considerei a possibilidade de tomar Roacutan, mesmo sabendo que é um remedio muito perigoso e sou um fator de risco que anda e fala,por conta da deficiência... E aí realmente me convenci de que não existia essa possibilidade".
Foi também trancada em casa durante a pandemia que ela sentiu a acne influenciar até seu relacionamento com a maquiagem, que é algo que ela ama: Bia sorri de orelha a orelha quando fala sobre o quanto adora comprar novos produtos. "Eu gosto, uso e curto muito. Só que nessa questão com a minha pele, chegou uma hora em que eu ficava pensando se podia me maquiar, porque minha pele estava um 'desastre'. Pensava que ia ficar feio, e acabava não me maquiando. Só que chegou uma hora em que eu mesma parei pra pensar, ué, qual o problema? Eu to em casa. E mesmo que não tivesse, vou parar de passar maquiagem no rosto porque estou com acne? Chegou uma hora em que simplesmente não consegui conceber mais essa preocupação", desabafa.
É também abordando a maquiagem que a Beatriz consegue se recordar de como a acne limitava sua vida e hoje não limita mais: "Eu amo me maquiar, mas existe, por outro lado, uma pressão de que a gente é obrigada a se maquiar para sair de casa. E eu me via obrigada a usar maquiagem todo dia, acabou deixando de virar prazer. Porque usar maquiagem é uma delícia, mas não usar também. Hoje eu consegui virar essa chave - no dia em que não quiser usar maquiagem simplesmente porque não estou com vontade, não vou usar e pronto.
Como a Linha Antiacne participou dessa jornada

A Beatriz começou a usar a Linha Antiacne no dia 17/03, e 25 dias após começar a usar a Linha, ela aponta seu produto favorito: "O Limpador Antiacne, com certeza! Ele faz uma limpeza que não parece que a pele vai cair depois. É uma limpeza profunda, mas que é bem confortável. Quando você termina de lavar o rosto, sente a pele macia, sequinha. Ela não tá doendo, não tá machucando. A gente geralmente tem preguiça de lavar o rosto, né? Mas com o Limpador Antiacne virou um momento de prazer para mim. Se eu pudesse, passaria cinco minutos massageando o rosto com ele".
A grande surpresa da linha, para a Bia, foi o Óleo Antiacne: "Ele realmente me tirou da minha zona de conforto, mas sim, é um tratamento para a acne, e funciona muito. A princípio não era a sensação mais confortável, porque você tem que realmente aprender a usar, seguir as instruções, ver quantas gotinhas colocar, que horas vai aplicar... E assim vai aprendendo a usar. O que eu notei é que embora ele tenha ácido na sua fórmula, ele acalma muito a minha pele. Ah, e você coloca o Óleo Antiacne em cima da espinha, ela desincha!
Sabe um truque que eu indico? Eu peguei cinco gotinhas do Óleo Antiacne um dia, e fiquei massageando no meu nariz por uns 20 minutos. E ele derreteu todos os cravinhos do meu nariz! Assim, se você parar para pensar, semelhante dissolve semelhante, e cravo é óleo também, então faz sentido. Eu fiquei lá massageando, e foi super gostoso, até porque ele dá uma sensação de frescor depois.
O Sérum Antiacne, por sua vez, é um velho conhecido da rotina da Beatriz: "Ele mudou a minha vida", ela conta. "Porque ele foi o primeiro produto que usei que me deu a sensação de que estava fazendo alguma coisa pela minha pele. Eu já fazia antes, mas há muito tempo não tinha um tratamento para uma questão que me incomodava. O Sérum Antiacne saiu durante a pandemia, e eu comprei na mesma hora, porque estava com o emocional muito abalado. E ele mudou minha vida. Todo mundo que tem espinha ja cutucou, mesmo sabendo que não é bom. Eu também. E quando isso acontecia - ou acontece até hoje -, ele desinflama também. Então eu sei que ela pode estar inflamada agora, mas logo ela vai desinflamar, desinchar. Me dá uma tranquilidade enorme tê-lo em casa, por isso sempre compro de dois em dois".
Beatriz faz questão de sempre ligar sua pele a seu estado emocional, e usando a Linha Antiacne não foi diferente: "Eu coloquei ela à prova de fogo, porque tudo que podia acontecer comigo nesse último mês aconteceu. Pedi demissão, comecei emprego novo... E a Linha Antiacne passou no teste. Saiu espinha? Sim, porque meu organismo funciona assim, mas nenhuma doeu, e isso para mim já foi o céu. Porque aí não tem mais aquela coisa de qualquer movimento que você faz o rosto dói. E mesmo as que surgiram melhoraram muito mais rápido".

O que a Beatriz mais gostou na Linha Antiacne
De toda essa experiência, foi a sensação de limpeza que mais conquistou a Beatriz: "Quem tem pele oleosa sempre fica incomodado com essa sensação do óleo na pele, fica achando que é sinal de que a pele tá suja... Mas com a Linha Antiacne essa sensação não existe".
"Eu ainda tenho acne, ela ainda tá aqui na minha pele, mas não está doendo, não está me incomodando - nem visual nem fisicamente. E, mais do que isso, com a Linha Antiacne é como se a gente se sentisse tão querido. É tipo, tem algém olhando pra essa questão que é um ponto muito relevante na nossa vida. Quando a gente vê uma linha completa, de uma marca que a gente confia, como a Sallve, você pensa 'Cara, parece que foi feito pra mim, pensando em mim'. Eu me senti acolhida, eu me senti querida.
Linha Antiacne
Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:
Limpador Antiacne
O Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido Salicílico, Melaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.
Tônico Antiacne
O Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.
Sua fórmula com melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne
Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.
Óleo Antiacne
O Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.
Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.
Máscara Antiacne
A Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.
Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol e Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.
E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?
Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)