Não é nada incomum ver reclamações por aí de falhas na barba. Algumas sempre foram assim, desde a juventude, outras podem ter começado a cair com mais frequência e as falhas apareceram. Seja como for, ter uma barba falhada pode ter variados motivos assim como acontece com os nossos cabelos.
Barba falhada: a genética
A gente não pode fugir do básico, assim como os cabelos, algumas características dos pelos do nosso corpo, com a cor deles ou a espessura, são determinadas geneticamente.
+ Barbudos, higienizar e hidratar os fios é necessário!
"Os pelos do nosso corpo têm suas características ditadas por fatores genéticos. Então, alguns homens podem ter a barba mais falhada enquanto outros podem ter a barba mais cheia", explica a Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ou seja, algumas pessoas terão aquela aparência de barba mais rala mesmo.
Mas só a genética determina ter falhas na barba? É claro que não, assim como acontece com a queda capilar, queda e falhas na barba também podem ter outros motivos e causas.
+ Você cuida da sua barba com carinho?
"Outros fatores podem levar à queda ou o não crescimento dos fios, como deficiência de nutrientes, alterações hormonais, doenças infecciosas e a alopecia areata, por exemplo", emenda a dermatologista.", emenda a dermatologista.
Vale lembrar que, assim como os cabelos, todos os pelos do nosso corpo passam por um ciclo de crescimento composto por 3 fases: a fase de crescimento (anágena), a fase de repouso (catágena) e a fase de queda (telógena).
"É normal que uma pequena quantidade de pelos da barba caiam diariamente, da mesma maneira que acontece com os cabelos", aponta a médica, explicando que isso faz parte do ciclo de crescimento natural de pelos e cabelos.
Porém, se você notar que há uma queda excessiva e falhas que você não tinha antes surgiram, o ideal é procurar um médico para entender o que está acontecendo.
Quais as possíveis causas de queda excessiva e falhas na barba?
As causas são muitas, mas algumas das principais incluem deficiências nutricionais ou distúrbios hormonais (como os da tireoide). A Regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia ainda faz alguns alertas de possíveis causas: doenças infecciosas, como algumas micoses cutâneas, e até doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, podem se manifestar como placas de alopecia. Além disso, algumas bactérias podem infeccionar os folículos pilosos e levar a formação de cicatrizes na área da barba, por exemplo, o que leva a falha na região.
+ Barba cresce mais no verão? 5 mitos e verdades esclarecidos
Doenças autoimunes, com a alopecia areata, também podem levar a queda excessiva dos fios e falhas na barba. Ela se apresenta como falhas arredondadas e pode acontecer na barba, couro cabeludo e outras regiões do corpo.
Quais os possíveis tratamentos?
A Dra. Cintia Guedes alerta que o primeiro passo é procurar um dermatologista para que ele te ajuda a identificar o que está causando as falhas.
"O tratamento depende da causa da falha. Quando a causa é por deficiência de nutrientes, a melhora da alimentação e a suplementação adequada melhoram as falhas. Assim como o tratamento de desordens hormonais, como alterações da tireóide", afirma a médica.
+ Como cuidar da sua pele com barba
A alopecia areata pode contar com medicamentos tópicos, como o famoso Minoxidil, além de tratamentos em consultório. Assim, é possível reduzir as falhas, estimulando o folículo piloso a produzir novos fios. “O tratamento varia de acordo com o número de lesões e o tempo de doença”, aponta a Dra. Cintia Guedes.
E o transplante? Ele pode ser necessário em alguns casos, segundo a médica, “como uma boa opção para melhora estética da região”.
Quem nunca teve uma barba cheia consegue atingir esse resultado?
A especialista alerta que a questão genética é fundamental nesses casos, há pessoas que terão barbas mais cheias, enquanto outras terão o aspecto mais ralo.
+ Pelo encravado: o que é, quais as causas e como evitar
Porém, há tratamentos que podem estimular o crescimento dos fios, deixando-os mais densos, o que contribui para que a barba fique com a aparência um pouco mais encorpada.
Porém, o fator genético é muito importante nesses casos. “O crescimento dos fios pode ser estimulado, mas não há garantia que a barba ficará mais cheia”, completa a especialista.
O que pode estimular o crescimento da barba?
A Dra. Cintia Guedes dá a dica:
- Uma boa alimentação é importante para fornecer os nutrientes adequados para os fios;
- Produtos que estimulam o crescimento dos fios, mas que precisam de cerca de 3 meses de uso para mostrarem seus efeitos;
- Tratamentos realizados em consultório, como aplicações de laser, podem auxiliar no estímulo de crescimento também.
+ Foliculite: o que é, quais as causas e como tratar
Quais os cuidados essenciais com a barba?
Um outro fator importante é fazer uma correta higienização da barba e cuidar dos fios e da pele da região.
“A pele da qual emergem os fios da barba é diferente da pele na qual emergem os fios do cabelo e, portanto, possuem características fisiológicas particulares, merecendo produtos adequados a cada região”, já nos contou por aqui a Dra. Carolina Gramigna, dermatologista da Clínica Dra. Adriana Cairo, de São Paulo.
Portanto, além de passar tônicos ou loções que estimulem o crescimento, você precisa lavar a barba 2 vezes ao dia, seja com produtos próprios para os cuidados com a barba ou com um sabonete facial.
“Os condicionadores específicos dão maleabilidade, reduzem a fricção entre os fios ao aumentarem a adesividade das escamas das cutículas. Mas, mesmo assim, pode ser utilizado condicionador de cabelo”, também deu a dica a Dra. Adriana.
A Dra. Cintia ainda indica óleos e séruns para auxiliar na hidratação dos fios e da pele do rosto. Além disso, na hora de se barbear, é importante ter cuidado na hora de utilizar a lâmina, sempre seguindo a direção de crescimento dos pelos da barba. Não fazer isso pode gerar foliculite e irritação.
Tônico Antiqueda
O Tônico Antiqueda é um tônico feito para reduzir a queda de cabelo e estimular o crescimento dos fios, sem incomodar ou pesar o couro cabeludo, além de proporcionar fios mais fortes e encorpados, e menos quebradiços.
Sua fórmula possui baicalina e extrato de alcaçuz, poderosa combinação de ativos antiqueda e estimulantes de crescimento, além da biotina, para que os fios cresçam fortes e o pantenol, que atua fortalecendo a barreira cutânea do couro cabeludo. Ah, e ele também pode ser usado na barba, viu?
E aí, que tal incluir o Tônico Antiqueda na sua rotina?
Não se esqueça: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta para manter a saúde da sua pele em dia! 😉