A gente bem sabe que muita gente adora contar com a argila na rotina de cuidados para a pele. E, por aqui, vamos mergulhar um pouco mais em um tipo específico: a argila branca, que é cheia de benefícios, como absorver a oleosidade, hidratar, ser antipoluição e muito mais!
Argila: um ativo poderoso
Como característica geral, as argilas são conhecidas por absorverem impurezas, proporcionando uma limpeza profunda e desintoxicante, além de ser hidratante, nutritiva e rica em sais minerais. Em geral, são muito utilizadas para máscaras faciais, mas também pode estar em sabonetes e esfoliantes, por exemplo.
+ Argila verde: quais os principais benefícios e como usar
Os tipos de argila (verde, branca, vermelha...) proporcionam diferentes benefícios, por conta dos elementos presentes em cada uma delas. Podem ter magnésio, zinco, ferro, cobre e titânio, que são conhecidos por limpar e hidratar, ou também silício, que tem ação rejuvenescedora, e manganês, que age na composição do colágeno e na cicatrização, por exemplo.
O que é argila branca?
A argila branca é conhecida também pelos nomes de caulim ou kaolin, que faz referência a uma colina no norte da China de onde o material era inicialmente extraído. É um dos seis minerais mais abundantes do topo da crosta terrestre.
+ Por que seus cosméticos não estão funcionando?
É composta, principalmente, por caulinita e haloisita, que são hidratados de alumínio, mas também tem conta com silício, magnésio, titânio, hidrogênio, entre outros. A cor branca se dá por sua composição, que tem baixo teor de ferro.
Esse tipo de argila é utilizado na fabricação de cosméticos, mas também de cerâmica, porcelana, tintas e papel, por exemplo.
Benefícios para pele
A argila branca é conhecida por ser macia, delicada e não abrasiva, sendo indicada até para peles sensíveis.
+ Máscara de argila: benefícios e cuidados na aplicação
Entre seus conhecidos benefícios está ser um ativo purificante, “antipoluição” e que consegue absorver a oleosidade. Como? Por sua estrutura mineral, absorve e adsorve substâncias hidrofílicas (solúvel em água) ou lipofílicas (solúvel em gordura, em óleo). Com isso, consegue remover da pele poluentes, toxinas, suor, excesso de oleosidade, entre outros. E tudo isso sem deixar a pele desidratada e ressecada.
+ Pele oleosa: como cuidar, quais produtos usar e o que saber
A argila branca também tem propriedades cicatrizantes, por conta de seu alto teor de alumínio. Ela ajuda a acelerar o que chamamos de homeostase da pele, que é condição de equilíbrio em que a pele deve estar para se manter saudável e íntegra.
O silício presente na argila branca também pode ajudar na formação de colágeno e elastina, ajudando a pele a ficar viçosa e com aspecto rejuvenescido.
Por sua composição mineral, ela ainda é conhecida por ser hidratante, ajudar a uniformizar o tom da pele e ativar a microcirculação.
Limpador Enzimático
Um limpador enzimático em pó, que forma uma espuma cremosa com sensorial macio. Une limpeza e uma poderosa esfoliação enzimática em um só passo, promovendo uma renovação diária eficaz mas gentil, sem ressecar.
Com papaína e argila branca, já no primeiro uso limpa profundamente, uniformiza a textura, deixa a pele macia e viçosa e com aparência de poros reduzida. Ele também ajuda no controle da oleosidade, desobstrui poros e reduz a incidência de cravos em 7 dias.
Que tal incluir o Limpador Enzimático na sua rotina de cuidados?
Não esqueça: consultar um dermatologista é sempre a melhor opção para cuidar da sua pele, ok?
Artigos e referências usados para esse texto
ARGILA: PROPRIEDADES E BENÉFICOS PARA A PELE
USOS TERAPÊUTICOS E COSMECÊUTICOS DA ARGILA MINERAL BRANCA
USO DAS ARGILAS NA ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL
Estudo da Caracterização e composição de argilas de uso cosmético
GEOTERAPIA: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA ARGILA E SUA APLICAÇÃO NA ESTÉTICA FACIAL