Já te contamos várias curiosidades sobre alguns dos principais ingredientes do Hidratante Firmador, como Extrato de Tara, Cogumelo Fu Ling, os oito tipos de Ácido Hialurônico e Pantenol. Agora, chegou a hora de conhecer mais um ativo da nossa já amada fórmula. Olá, Extrato de Algas Marinhas!
Extrato de Algas Marinhas
Esse ingrediente vem diretamente de uma alga chamada Enteromorpha Compressa, encontrada na América do Norte, África, Austrália e no Mar Mediterrâneo. Ela pertence à classe Chlorophyceae e, mais precisamente, à ordem Ulvales, que constitui principalmente a vegetação de áreas marinhas sujeitas a grandes mudanças ou estresse (mudanças repentinas na salinidade, temperatura, concentração de nutrientes).
+ Hidratante Firmador e Antioxidante Hidratante: dá pra usar junto?
O que faz o extrato de algas marinhas?
Mas como algo tão específico pode acabar sendo incrível para a sua pele? Bem, de maneira resumida: o extrato retirado dessas algas age na pele induzindo a formação de colágeno e reduzindo a ação de compostos associados à degradação da pele. Isso significa uma pele mais firme e forte para lutar contra os efeitos gerados por danos externos, como radiação UV e a poluição.
E como esse ingrediente faz isso? Vamos ter que dar um passo atrás e explicar algumas coisinhas por aqui. Existem enzimas, as chamadas metaloproteinases de matriz, que são responsáveis pela degradação de proteínas da matriz extracelular. Entre algumas outras funções, elas equilibram a degradação e síntese de proteínas estruturais da pele.
+ Hidratante Firmador: por dentro da fórmula
Em condições normais, há um equilíbrio entre inibidores e estimulantes de MMP (Metaloproteinases da matriz), criando um balanceamento entre a produção e degradação de componentes da matriz.
À medida que a nossa pele envelhece, há redução da produção de inibidores de MMPs, induzindo a uma maior degradação da matriz extracelular e a um envelhecimento intrínseco (natural) (Thibodeau A, 2000). Além disso, fatores externos, como a radiação UV e toxinas, acabam causando um aumento da expressão de citoquinas, mediadores de reação inflamatória tais quais as interleucinas IL-1alfa e IL-6, por exemplo.
Esses mediadores de inflamação acabam induzindo a expressão de MMPs e diminuindo a expressão de colágeno, levando a uma deterioração da matriz extracelular e causando o aparecimento de sinais do tempo, vulgo, envelhecimento da pele (Wlaschek M, 1994 e Park CH, 2004).
+ Como o nosso Hidratante Firmador funciona na pele madura?
Falamos tudo isso, para te explicar onde exatamente o Extrato de Algas Marinhas age. A fração extraída da Enteromorpha compressa inibe o estímulo de mediadores de inflamação, como a IL-1alfa citada acima, sobre fibroblastos. Assim, diminui-se o estímulo de MMPs, evitando uma degradação excessiva da matriz extracelular e voltando a pele a seu equilíbrio, a fortalecendo contra danos externos.
Além disso, o extrato de algas marinhas ajuda a aumentar síntese de colágeno I e III. Já te contamos aqui no blog, mas não custa repetir. O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo.
+ Quais são as diferenças entre o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador da Sallve?
Dentre os 28 tipos de colágeno, há aqueles que têm tudo a ver com a nossa querida e amada pele, destaque para justamente os tipos I e III, responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea.
O colágeno tipo I é mais abundante em nosso corpo e ajuda na formação da pele, ossos, tendões, córneas, veias e outros tecidos conjuntivos. Ainda, entre os mais abundantes no corpo, está justamente o tipo III, que também é super importante para a pele e outros órgãos. Portanto, nada mal um ingrediente que ajude na síntese dessa proteína tão importante e que tem produção prejudicada ao longo dos anos da sua vida, né?
O Hidratante Firmador já faz parte da sua rotina de cuidados?
Estudos e artigos usados para este texto
Thibodeau A. Metalloproteinase inhibitors. Cosmetics and Toiletries 2000; 115(11): 75-82.
Wlaschek M, et al. UVA-Induced autocrine stimulation of fibroblast-derived collagenase/MMP-1 by interrelated loops of IL-1 and IL-6. Photochemistry and Photobiology 1994; 59(5): 550-556.
Park CH, et al. Heat Shock-induced Matrix Metalloproteinase (MMP)-1 and MP-3 are mediated through ERK and JNK activation and via autocrine IL-6 loop. The Journal for Investigative Dermatology 2004; 123:1012-1019.
Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!