Há cerca de quatro anos, Alicia Keys causou uma comoção na internet ao anunciar que não ia mais usar maquiagem. Ela escreveu uma enorme carta aberta listando seus motivos - entre eles a pressão por se encaixar num ideal de perfeição que os outros tinham dela - e disse que, a partir de então, ia deixar sua pele aparecer como ela é.
O que a cantora estava fazendo, porém, não era simplesmente parar de usar maquiagem: era concentrar esse passo da sua rotina de autocuidado no skincare, que é o que muita gente prefere fazer hoje em dia. Ao invés de cobrir a pele inteirinha com primer e base, apavorada com manchinhas, poros e possíveis espinhas, ela cuida da pele para que ela sinta cada vez menos necessidade de se apoiar na maquiagem para se sentir validada.
A ideia veio com boas dicas de como fazer o mesmo em casa: sua maquiadora na época, Dotti, contou que a base entrava sim na rotina - só que bem misturada a um óleo facial para que ficasse quase translúcida, por exemplo. Depois ela pressionava essa base contra a pele com um pincel e seguia com um rolo de jade (jade roller) por cima. Dá para ter uma ideia de como as duas coisas se misturam? Segundo a maquiadora, a base, aplicada dessa forma, assenta melhor na pele e dá um resultado mais viçoso e natural.
No fim do mês passado, foi a vez da maquiadora atual da cantora, Romy Soleinami, dar alguns truquinhos para misturar skincare com maquiagem para um resultado bem natural e saudável. Seu mantra? Prestar atenção em como sua pele está naquele dia: "Se Alicia tem um corado incrível no rosto, não vou cobrí-lo com base e aplicar blush".
Parece óbvio, mas você já parou para pensar se deixa sua pele ditar o tipo de maquiagem que você vai passar no dia?
Make x pele viçosa
Tracee Ellis Ross, uma de nossas musas de beleza, já tinha ensinado a tática: "Eu não preciso de contorno, olha como eu já tenho meu rosto todo definido. Mas às vezes alguns maquiadores que trabalham comigo passam tanta base que depois precisam vir com o contorno. Eles escondem tanto o viço da minha pele que precisam entrar com o iluminador!", ela desabafou, em um vídeo para a Vogue.
É bem automático a gente pensar em ajustar nossa maquiagem para nossa pele em determinado dia quando ela não está lá tão incrível como a gente gostaria. Usa uma cobertura mais alta, passa mais pó ou corretivo... Mas será que quando nossa pele está incrível a gente também ajusta nossos pincéis, dedos e cosméticos para realçá-la?
Da próxima vez que você for se maquiar, tenta pensar nisso: se o coradinho da sua pele está especial, que tal apostar só num blush cremoso e uma pele mais levinha? Se ela está super viçosa de tão bem que você tem cuidado dela, que tal deixar de lado tantas etapas que vão cobrir isso? Acredite: a maquiagem pode ficar ainda mais divertida assim!