O que você vai ver por aqui
- O aparecimento de espinhas nas costas tem muito a ver com a grande quantidade de glândulas sebáceas que temos na parte mais alta do nosso corpo.
- Uma especialista explica as causas e qual o principal motivo do aparecimento de acne nas costas
- Contamos como tratar e prevenir o aparecimento das espinhas nessa região, como manter a limpeza em dia, livre de suor e excesso de oleosidade
- Ainda explicamos quais os principais ativos para cuidar, como ácido salicílico, melaleuca e até AHAs.
A pele não é igual em todas as partes do nosso corpo, sabia? Nas nossas costas, por exemplo, há uma grande concentração de glândulas sebáceas, responsáveis pela liberação de sebo. E, sim, isso tem tudo a ver com o aparecimento de espinha nas costas. Ou bacne - back (costas) + acne, como ela é conhecida em inglês. Achou que acne era algo que só aparecia no rosto? Nada disso!
O que pode causar espinha nas costas?
Como já te adiantamos, tem tudo a ver com a grande quantidade de glândulas sebáceas que temos na parte mais alta do nosso corpo (cabeça, colo e costas). Isso favorece o aparecimento da acne. A acne, no geral, é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas ou excesso de sebo, que é aquela substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, podendo causar uma inflamação.
+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?
“A causa mais comum de espinhas nas costas é a acne vulgar. O mesmo mecanismo que acontece na face pode acontecer nas costas. Outras causas são uso de cosméticos oleosos no cabelo, obstrução mecânica por roupas que não permitem a ventilação adequada da área e excesso de transpiração”, explica a Dra. Monalisa Nunes.
Assim como no rosto, a acne nas costas também pode acarretar comedões (cravos), que podem se desenvolver em pústulas (espinhas). Muitas vezes essas inflamações deixam manchas ou cicatrizes no local. E tem ainda uma curiosidade: o aparecimento de acne nas costas é muito mais comum entre os homens. Ainda não se sabe ao certo o motivo disso, porém, segundo a Dra. Monalisa, estima-se que a maior produção de hormônios androgênicos nos homens possa favorecer o aparecimento de espinhas na região
Como tratar espinha nas costas?
O tratamento para acne nas costas é muito parecido com o tratamento que se indica para o rosto, e a rotina de cuidados também pode ser semelhante, principalmente, no uso das medicações via oral: "As medicações tópicas podem ser as mesmas da face com concentrações mais altas, pois a pele nas costas é menos sensível que a da face”, aponta a dermatologista.
+ Acne corporal: o que é, como prevenir e cuidar
Alguns cuidados também são importantes. Se você tem acne na região, o ideal é não usar condicionadores como última etapa do seu banho. “Usar condicionador por último no banho pode facilitar o aparecimento de acne nas costas por deixar uma superfície muito oleosa e oclusiva, obstruindo os poros e favorecendo a acne”, dá a dica a Dra. Monalisa. A dica é, após enxaguar o cabelo, limpar direitinho suas costas com um sabonete adequado para que não fique nenhum resíduo oleoso.
Outra dica é não usar roupas muito apertadas ou permanecer com roupas suadas após a academia, pois esse tipo de atitude pode piorar o quadro de acne na região. Recomenda-se o uso de roupas mais leves, que permitam a ventilação da pele, e tomar banho logo após exercícios físicos.
Não esprema espinha nas costas!
A mesma indicação que é feita para o rosto vale aqui: não esprema as espinhas nas costas. O hábito pode causar uma piora na inflamação e deixar ainda manchas e cicatrizes de acne na pele.
Como prevenir
Pedimos ainda para a Dra. Monalisa Nunes apontar as principais dicas de prevenção para quem tem acne nas costas e quer manter um quadro mais controlado. Anota aí!
- Limpar bem, de preferência com sabonetes próprios da pele acneica;
- Manter boa higiene da área com a pele sempre limpa e livre de suor e oleosidade;
- Não espremer a acne evitando inflamações maiores e manchas.
- Todos os cuidados com a saúde no geral: boa alimentação, controle do estress, etc.
Como a família Sallve pode ajudar?
Na rotina de cuidados de skincare quando o assunto é acne corporal, dois passos da rotina facial podem migrar para a do corpo. São elas esfoliar e tonificar.
Ao tonificar a pele, você retira os resíduos que o sabonete não conseguiu remover, como por exemplo de poluição, além de ajudar a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas.
Você sabia que nosso Tônico Renovador pode ser usado no corpo todo? Ele tem uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico, málico e lático) para limpar e esfoliar a pele sem ressecar.
Além disso, a fórmula conta com Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis. Assim, também é adstringente, acalma, deixa a pele luminosa, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas.
Linha Antiacne
Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne e Óleo Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.
+ Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos
Conheça cada um dos produtos:
Limpador Antiacne
O Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido Salicílico, Melaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.
Tônico Antiacne
O Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.
Sua fórmula com melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.
+ Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?
Sérum Antiacne
Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.
Óleo Antiacne
O Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.
+ O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?
Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.
E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?
Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!
Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)
Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!