Assim como a moda, o universo da beleza também tem suas tendências - aquelas que a gente de repente precisa abraçar e seguir ao pé da letra como se sempre fosse nossa maior filosofia de vida.
A rotina de dez passos das coreanas é uma dessas tendências. De repente, tudo o que sempre fez sentido pra gente (sabonete, tônico e hidratante, com esfoliação intercalada) se tornou obsoleto porque começamos a ler na internet que as coreanas, com "suas peles incríveis", na verdade desdobram esses meros quatro passinhos em dez - DEZ!
Como boas apaixonadas por skincare, a tal rotina dos dez passos também fez muito sentido para a galera porque serviu como uma deliciosa (e plausível?) desculpa para capricharmos ainda mais na variedade de cosméticos que compramos para lotar nossa bancada. Os tais dez passos das coreanas, repetidos toda manhã e noite, seriam: dois produtos de limpeza (um a base de óleo, outro a base de água), esfoliante, tônico, a tal da essence (uma espécie de preparador da pele para o sérum), tratamentos (ampolas, sérums...), sheet masks, creme para os olhos, hidratante e, ufa, por último, filtro solar.
Para quem tem como maior meta de vida dominar essa arte de empilhar produtos sobre a pele, Brian Oh, CEO da marca de cosméticos científicos coreana-americana VENN, tem um recadinho: a tal rotina de dez passos nada mais é do que lenda urbana, ou um mito perpetuado por marcas americanas. Segundo Brian, as coreanas na verdade estão é diminuindo a quantidade de produtos que passam no rosto e, olha só, como era de se esperar, estão sentindo resultados muito melhores na pele.
Em um bate-papo com o site Refinery 29, o Brian explicou que o minimalismo no skincare é a mais nova onda na Coreia, justamente por um acesso a mais informação: "As pessoas começaram a entender que usar um monte de produtos nem sempre é bom para a pele, ou mesmo necessário”.
Sarah Lee e Christine Chan, outras executivas de marcas coreanas/americanas, concordam, e afirman que a rotina de dez ou 15 passos da k-beauty nem de longe representa a abordagem das mulheres coreanas quando o assunto é skincare. Elas explicam ainda que para a mulher coreana a rotina de skincare é sobre ouvir sua pele e cuidar dela de acordo com suas necessidades. Ou seja: elas até podem ter uma grande gama de produtos no banheiro, mas não usam todos ao mesmo tempo, e sim de acordo com o que a pele pede naquele momento.